Formatura das turmas do EcoSocial 2024. |
Tenho um orgulho imenso de ter idealizado o Jovem EcoSocial há alguns anos atrás, ao lado da minha querida amiga e engenheira florestal, Valéria Braga, como uma iniciativa que reunisse oportunidades para a juventude e sustentabilidade. Lembro claramente de levar a ideia ao ex-prefeito Rodrigo Neves, que logo topou que criássemos o projeto. Minha gratidão ao vereador e ex-secretário de Participação Social, Anderson Pipico, e ao atual secretário Octávio Ribeiro, pela brilhante condução desse projeto.
Foi muito gratificante ver os sorrisos de centenas de jovens recebendo seus diplomas após 20 meses semeando novas perspectivas para seus futuros! Nesta segunda turma, os alunos realizaram o plantio de mais de nove mil mudas de vegetação nativa e participaram de 12 cursos profissionalizantes em diversas áreas. Também foram implementados 14 novos canteiros de horta plantados em comunidades como Fazendinha, Jacaré, Rio do Ouro e Boa Esperança. Ações foram realizadas em 37 áreas com limpeza, plantio, pintura e outras intervenções realizadas por alunos em locais como Estação histórica do Pátio Leopoldina, o lago do Mirante do Zulu, o arrimo da Boa Esperança e a escadaria de acesso a comunidade do Morro da Penha, na Ponta d’Areia. Desejo para essa garotada um futuro brilhante e que sigam buscando conhecimento para realizar os seus sonhos.
Premiado pela ONU, o Niterói Jovem EcoSocial foi elaborado pela Prefeitura de Niterói em 2018 e implementado pela Secretaria Municipal de Participação Social de Niterói. Faz parte da Política Municipal de Prevenção à Violência, que estabelece os eixos do Pacto Niterói Contra a Violência, ações integradas de mitigação da violência em nosso município em três eixos; desenvolvimento humano, formação técnica em 12 diferentes cursos gratuitos (padeiro, confeiteiro, desenvolvedor de aplicativos, operador de suporte técnico em TI, assistente de marketing digital, eletricista e instalador residencial, agente de reflorestamento, agente de saneamento, mecânica de refrigeração doméstica, mecânico de motores ciclo otto, mecânico de motocicleta, auxiliar de operações logísticas e assistente administrativo), além de atividades de campo com foco em Educação Ambiental.
O próximo passo é a abertura de uma terceira turma do projeto! Em fevereiro, para iniciar esse processo, a Secretaria Municipal de Participação Social abriu o credenciamento para as organizações da sociedade civil que executem e ou tenham experiência em ações referentes à educação ambiental e gestão pedagógica para possível atuação, em mútua cooperação nas atividades de campo com os alunos do Programa. O processo está em andamento.
Vamos em frente, criando cada vez mais oportunidades para a nossa juventude! Quanto mais preparados eles estiverem, mais oportunidades vão surgir, porque dentro de cada jovem niteroienses existe um grande potencial.
Axel Grael
Prefeito de Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.