sábado, 6 de outubro de 2018

Exercício para todos os gostos: Niterói tem opções de atividades gratuitas ao ar livre



Grupo Patinar alegra a alma se reúne no Caminho Niemeyer para a prática Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo


Grupos se reúnem em espaços públicos, como MAC e Caminho Niemeyer, e criam comunidades que se encontram semanalmente

Daniela Kalicheski
NITERÓI - Patinação, ioga, aula de ginástica, de dança e tai chi chuan. Quem sempre teve vontade de praticar uma dessas atividades, mas dava como desculpa a falta de companhia ou de dinheiro, pode começar a se movimentar. Escolha qual dessas turmas têm mais a ver com seu estilo de vida e aproveite o clima favorável da primavera que acabou de chegar para fazê-las ao ar livre, em lugares e equipamentos públicos. E o que é melhor: sem ter que pagar nada pelas aulas.

Ginástica para a terceira idade é ministrada na Praia de Icaraí Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

Há um ano, aos domingos, o compromisso de Carla Môça é com os patins e com o grupo Patinar Alegra a Alma, que ela ajudou a criar. Ela viu no hobby um escape para um problema de saúde, e a atividade que começou sem muitas pretensões hoje reúne cerca de 50 pessoas, de todas as idades, no Caminho Niemeyer.

— Minha filha começou a patinar com o grupo por conta de uma amiga da escola. Eu e minha mulher fomos incentivados por ela e passamos a ir juntos. Eu era sedentário e até parei de fumar — diz Leonardo Cidreira, um dos mais novos membros do Patinar. 


Aulas de street dance são dadas na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno Foto: Divulgação

Os iniciantes acima de 4 anos podem ter aulas com o instrutor Marcello Jin, no Projeto Patins Street São Francisco. Para participar, basta ter os patins. As aulas são gratuitas, mas contribuições voluntárias são aceitas para manutenção do equipamento de segurança oferecido por Jin.

Costão da Praia de Itacoatiara recebe aula de ioga Foto: Divulgação

Mas se você está numa vibe menos radical, o Projeto Gugu oferece aulas de ginástica para a terceira idade (mas todos podem participar) em locais públicos. A Praia de Icaraí é um dos pontos mais badalados, mas os encontros são realizados em outros 36 endereços.

Na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento, tem aulas street dance, ministradas pelo grupo Wolf Crew. E se o foco é numa atividade em que mente e corpo estejam em harmonia, toda sexta, a Praia de Itacoatiara, junto ao Costão, reúne praticantes de ioga, orientados por Bia Cecchetti. Já no pátio do MAC e no Horto de Itaipu, o ToTAO ministra aulas de tai chi chuan.


Tai chi chuan é oferecido no pátio do MAC. Foto: Divulgação

— É uma arte marcial que desenvolve a saúde e o bem-estar. Boa para coordenação, equilíbrio e consciência corporal — lista Chain Whan, responsável pelas aulas no MAC.

Confira a agenda:

Ginástica para a terceira idade do Projeto Gugu. De segunda a sexta-feira, às 7h; e aos sábados e domingos, às 8h30m, na Praia de Icaraí e em mais 36 pontos da cidade. A programação completa pode ser conferida no facebook.com/projetogugu. Livre.

Grupo Patinar alegra a alma. Aos domingos (excepcionalmente neste, não haverá encontro devido às eleições) no Caminho Niemeyer, no Centro. O horário deve ser confirmado na página do Instagram @patinaralegraaalma. Livre.

Patins Street São Francisco. Sábados (excepcionalmente amanhã não haverá encontro), às 9h, no Skate Park Carlos Alberto Parizzi, em São Francisco. Informações: 96932-2840. A partir dos 4 anos.

Street dance com grupo Wolf Crew. Terças-feiras, às 10h e às 14h, na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento. Outras informações: 2610-5748. A partir dos 11 anos.

Tai chi chuan com o grupo ToTAO. Sábados, às 8h, no Horto de Itaipu; e aos domingos, às 8h30m, no MAC, na Boa Viagem. Outras informações: 98686-2311. Livre.

Yoga Suksma. Sextas-feiras, às 7h30m, na Praia de Itacoatiara, na areia, junto ao Costão. Informações na página do Instagram @bia.yoga. Livre.

Fonte: O Globo









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.