sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Campo de São Bento passará por mudanças e terá novas regras para eventos



Parte do lago do Campo de São Bento: parque passará por transformações, mas pedidos como a instalação de uma área para animais ainda precisam ser aprovados pelo Departamento de Preservação ao Patrimônio Cultural. Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói


Em consulta pública, moradores listam prioridades para a área de lazer: construção de mais banheiros, instalação de um parcão e show de água e luz no lago do chafariz são três delas

Leonardo Sodré

NITERÓI — Com a participação de 2.476 internautas, a consulta pública para indicar melhorias no Campo de São Bento foi concluída esta semana pela prefeitura. Construção de mais banheiros, padronização dos quiosques e nova iluminação para o parque foram as três propostas mais bem votadas entre as dez apresentadas pelo município. Também estão entre as prioridades a criação de um parcão e de uma horta urbana e o estabelecimento de novas regras para a realização de eventos no local. A maioria dos que votaram na plataforma Colab.re mora em Icaraí (1.007), em Santa Rosa (258) e no Fonseca (143).

Tanto a instalação de nova iluminação quanto a limpeza dos lagos e a manutenção do chafariz, para realização de shows de água e luz, já estão sendo executadas. Outras mudanças, como a criação de um espaço para cães, ainda serão submetidas ao Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (Depac) de Niterói. 




Serviços em curso de limpeza do Lago do Campo de São Bento. Fotos SECONSER


— Como o Campo São Bento tem a paisagem preservada, estamos elaborando as propostas e vamos enviá-las para aprovação. Só depois contrataremos a execução (dos serviços) — diz a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, ressaltando que ainda não há prazo para conclusão total do projeto, mas que as intervenções mais complexas devem começar no ano que vem.

O projeto paisagístico, orçado em R$ 98 mil, está em fase de licitação, e a contratação será em 22 de novembro, aniversário da cidade. Depois de aprovado pelo Depac, será contratada outra empresa para executar a revitalização da área verde do parque.

No dia 21 de setembro, foi celebrado os 110 anos do Campo de São Bento, com a presença do cônsul da Bélgica no Rio de Janeiro,  Jean-Paul Charlier. Na ocasião, os Correios lançaram uma selo comemorativo da data. 


CONFIRA AS NOVIDADESS ESCOLHIDAS PELOS INTERNAUTAS

Banheiros - Escolha de 60,34% dos votantes. Um módulo com cabines para homens, mulheres, família e fraldários, como o existente próximo ao acesso pela Rua Lopes Trovão, será replicado para a outra extremidade do parque, próximo à Rua Domingues de Sá.

Quiosques - Pedido de 40,06% dos participantes, a padronização de oito barracas fixas que vendem flores, caldo de cana e sorvete, entre outros produtos, será executada.

Iluminação - Votada por 38,61% dos internautas, a instalação de nova iluminação já está em curso, e até o fim do mês os pontos de luz serão substituídos por lâmpadas de LED amarelas.

Bebedouros - Reivindicação de 38% dos votantes, mais bebedouros serão instalados no módulo que será construído e que também abrigará outros banheiros.

Parcão - Foi um pedido de 33,93% dos moradores. A Seconser diz que ainda estuda uma localização adequada para a instalação do equipamento.

Parquinho - Escolha de 31,14% dos participantes, a instalação de piso emborrachado na área dos brinquedos do parque infantil deve ser iniciada no próximo mês. A Seconser avalia se será grama sintética ou emborrachado de pneu moído e colorido.

Eventos - Novas regras para a realização de eventos foram pedidas por 26,62% dos internautas. A Secretaria Executiva está definido as bases de um decreto municipal com legislação específica para ser adotada tanto no Campo de São Bento quanto no pátio do Teatro Popular, no Centro.

Horta urbana - Opção de 26,13% dos participantes, ainda não tem local definido. Será apresentada junto ao projeto do novo paisagismo, previsto para ser contratado em 22 de novembro, aniversário da cidade. O investimento total será de R$ 98 mil. A execução deve ocorrer a partir de março do ano que vem.

Chafariz - Escolhido por 25,20% dos internautas, os shows de água e luz no chafariz, que passa por revitalização e receberá 127 lâmpadas de três cores, serão semanais a partir de novembro.

Bicicletários - Opção de 21,37% dos internautas, serão instalados no novo módulo de banheiros e bebedouros que ficará próximo ao acesso pela Rua Domingues de Sá.

Fonte: O Globo Niterói




-------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Limpeza nos lagos do Campo de São Bento Arsène Puttemans (1873-1937): o paisagista do Campo de São Bento
ÁREAS VERDES DE NITERÓI: Campo de São Bento recebe reconhecimento do governo da Bélgica
Iniciativa de guarda municipal ajuda a mudar a história do Campo de São Bento
CAMPO DE SÃO BENTO - MELHORIAS NO RIO ICARAÍ
SANEAMENTO: Obras de melhoria no Rio Icaraí estão avançando
ÁREAS VERDES EM NITERÓI: Campo de São Bento recebe pomar
ÁREAS VERDES: Parques são preferência no feriado de Carnaval em Niterói
Neltur inaugura Centro de Atendimento ao Turista no Campo de São Bento
NITERÓI DE BICICLETA: Pedal Gourmet no Campo de São Bento
Livros para todos os gostos no Campo de São Bento








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.