terça-feira, 30 de outubro de 2018

Clin recebe da Defesa Civil e Meio Ambiente equipamentos para ações emergenciais contra queimadas






18/10/2018 – A Defesa Civil de Niterói entregou para a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN), na manhã desta quinta-feira (18), equipamento para ações de resposta em situações de incêndio na vegetação. A entrega marcou a conclusão da capacitação, que teve início na semana passada, de 20 funcionários para atuação emergencial contra queimadas. A equipe escolhida trabalha no Morro Boa Vista, em São Lourenço, que está passando por reflorestamento e que já sofreu, em ocasiões anteriores, com a ação do fogo.

O material foi adquirido pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) através de processo de compensação ambiental. Foram entregues bússolas, coturnos, óculos de proteção, binóculos e abafadores para ações emergenciais na área de plantio, até a chegada do Corpo de Bombeiros. Além disso, o material recebido será utilizado no auxílio de vistorias, mapeamentos e treinamentos de voluntários nas respostas emergenciais contra queimadas.

“Durante a capacitação, os funcionários receberam orientações para a utilização desses materiais de combate ao fogo. Essa parceria entre os órgãos da cidade contribui para as ações de resiliência no município na redução de risco de queimadas e incêndios florestais”, pontua o subsecretário de Defesa Civil, major Deyve Barreto.

Alziléia Coutinho, também da Divisão de Educação Ambiental, por sua vez, pediu a colaboração dos moradores para evitar focos de incêndio.

“A nossa equipe faz constantemente a vigilância do reflorestamento no morro do Boa Vista, buscando olhar todos os pontos, e realizamos prevenção a incêndios com técnicas agrícolas que, em casos de incêndios, não deixam o fogo passar para outros setores do morro. Mas a população também precisa se conscientizar e não despejar entulho ou colocar fogo em resíduos domiciliares na encosta, para evitar que esse tipo de acidente ocorra", alertou.

Desde 2014, o programa Niterói Contra Queimadas realiza o monitoramento meteorológico voltado para ameaças de fogo e tem um Plano de Contingências que prevê a ação integrada entre a Defesa Civil Municipal, a Guarda Ambiental, o Corpo de Bombeiros e o INEA, através da administração do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

O Programa Niterói Contra Queimadas também prevê parceria com o Corpo de Bombeiros na realização de treinamento de guardas ambientais para o combate às queimadas. Além disso, conta com voluntários capacitados (NUDEC Queimadas) que participaram de cursos voltados para a conscientização, formas de prevenção, monitoramento de balões e apoio às equipes de combate nas grandes ocorrências de queimadas.

Trabalho no Morro Boa Vista – A Prefeitura de Niterói concluiu, no final de setembro, o plantio de mais de 700 mudas de espécies nativas no Morro Boa Vista. Os funcionários da Clin trabalharam, por dois meses, na área voltada para a Rua São Lourenço, região atingida por um incêndio que destruiu 1.800 mudas no meio do ano. A área, que recebe o principal investimento em reflorestamento na cidade, já tem cerca de 10 hectares plantados. Até 2020, serão 22,5 hectares recuperados no morro, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Área Escondida.


Fonte: Prefeitura de Niterói




------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:


Niterói Contra Queimadas

NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: treinamento de voluntários tem aula noturna no Morro das Andorinhas
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Campanha em Niterói reduz número de queimadas nos cinco primeiros meses do ano
NITERÓI CONTRA AS QUEIMADAS: O QUE SE PERDE CADA VEZ QUE O FOGO DESTRÓI AS NOSSAS FLORESTAS?
NITEROI CONTRA QUEIMADAS: Programa de reflorestamento da Clin contribui para recuperar áreas degradadas por queimadas em Niterói
NITERÓI RESILIENTE: Defesa Civil capacita contra queimadas em atividade na Enseada do Bananal
BALÕES: Fogo consome parte do Morro das Andorinhas
Polícia Ambiental faz operação para coibir atividade de baloeiros no RJ
NITERÓI RESILIENTE: Aplicativo da Defesa Civil de Niterói alerta para o risco de catástrofes
CRIME AMBIENTAL: Balão com mais de seis metros é resgatado em rua movimentada de Icaraí

Reflorestamento em Niterói

Visita às áreas de reflorestamento pela Prefeitura de Niterói no Morro da Boa Vista
NITERÓI MAIS VERDE: Morro da Boa Vista conclui etapa do reflorestamento
NITEROI RESILIENTE: O difícil trabalho de Niterói para proteger as suas encostas
ECOSOCIAL: Prefeitura prepara projeto que levará reflorestamento para comunidades de Niterói
NITERÓI MAIS VERDE: Engenheiro florestal coordena produção de mudas para recuperação de área degradadas em Niterói
NITERÓI MAIS VERDE - Viveiro da Clin produz mudas para os projetos de arborização e recuperação ambiental em Niterói
INCÊNDIO PREJUDICA REFLORESTAMENTO NO MORRO DA BOA VISTA





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.