sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Segurança reforçada nas praias de Niterói


Corpo de Bombeiros já deu início à Operação Verão na orla de todo o Estado, para garantir segurança dos banhistas. Foto: Arquivo


Cerca de 80 bombeiros começaram a atuar com a Operação Verão em pontos estratégicos da orla da cidade para evitar mortes por afogamento

O Corpo de Bombeiros deu início à Operação Verão 2015 na orla de Niterói, no começo deste mês. As praias de Icaraí, Piratininga, Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara e os Fortes do Imbuí e Rio Branco são os principais pontos de atuação dos guarda-vidas.

Em Niterói, aproximadamente 80 militares qualificados atuam na Operação Verão, se revezando na atividade e em pontos estratégicos das areias. Com a expansão do contingente, os banhistas niteroienses têm mais segurança à beira da orla da cidade. As praias da Região Oceânica: Itacoatiara e Itaipu, que têm maiores índices de afogamento, terão patrulhamento intenso dos guarda-vidas.

De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, além de equipamentos de resgate, a corporação conta hoje com 90 embarcações, dentre eles moto aquáticas, lanchas para salvamentos e combate a incêndios, botes infláveis e quatro helicópteros que ficam baseados no Grupamento de Operações Aéreas.

A assessoria do Corpo de Bombeiros informa que a corporação está constantemente adquirindo novos equipamentos para garantir um serviço de salvamento cada vez mais qualificado, bem como oferecer melhores condições de trabalho para os guarda-vidas.

A corporação ainda reforça que, mesmo com a Operação Verão, os banhistas devem seguir algumas orientações para evitar afogamento, como, procurar sempre por locais onde exista um posto de guarda-vidas, respeitar as placas ou bandeiras de sinalização, não ingerir bebidas alcoólicas e evitar entrar no mar logo após se alimentar.

No estado – A Operação Verão 2015 já começou em todo o estado, com um reforço de 50% no efetivo de guarda-vidas diariamente. Aproximadamente 900 militares qualificados atuarão na orla de todo o Estado.

De acordo com o comandante de Salvamentos Marítimos, coronel Angelo Rocha, os bombeiros contarão com o auxílio de equipamentos importantes como jet-skys, botes aquáticos e quadriciclos durante a Operação Verão. Lanchas e aeronaves também serão empregadas.

Postos – O Corpo de Bombeiros recebeu autorização da Prefeitura de Niterói para instalar unidades móveis para os guarda-vidas nas praias da cidade. A previsão é que as unidades móveis estejam funcionando em janeiro.

Também foi criado um convênio em que o município disponibilizará recursos de até R$ 600 mil para que o Corpo de Bombeiros implante postos definitivos nas praias no verão 2015/2016.

Os locais e a quantidade dos postos, tanto os móveis, como os definitivos, ainda serão definidos. No entanto, a ideia é que os postos definitivos sejam instalados primeiramente na Região Oceânica.

Fonte: O Fluminense


---------------------------------------------------

SAIBA MAIS EM:

Prefeitura e Corpo de Bombeiros vão instalar postos para guarda-vidas nas praias de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.