terça-feira, 11 de novembro de 2014

Niterói recebeu o ministro do Turismo para evento na UFF sobre o uso de tecnologia para o turismo


Niterói recebe autoridades do setor de turismo e tecnologia para discutir posicionamento do município e possibilidades de crescimento dessas áreas. Foto: Divulgação

Evento vai discutir até amanhã o impacto das tecnologias de informação no segmento do turismo, relacionado com a utilização de ferramentas disponíveis como internet, entre outras. Foto: Divulgação


TecTur abre espaço para inovações e parcerias

Primeiro Seminário de Tecnologia e Turismo de Niterói levanta discussões sobre o impacto das tecnologias da informação no segmento do turismo

“Niterói é a pérola do turismo brasileiro”, essa foi uma das frases usadas para definir o bom momento que o setor do turismo atravessa na cidade, durante a abertura do 1º Seminário de Tecnologia e Turismo (TecTur), cuja abertura, na manhã desta segunda-feira (10), contou com a presença do Ministro do Turismo, Vinícius Lages, do Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Magnavita e do Vice-Prefeito, Axel Grael, dentre outras autoridades.

O Tec-Tur é organizado pela UFF, no campus da Praia Vermelha, em Niterói e irá discutir até amanhã o impacto das tecnologias de informação no segmento do turismo. O objetivo do evento é promover a interação entre os diversos segmentos do setor, trabalhando soluções tecnológicas que permitem analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, em redes virtuais, por smartphones e outros aplicativos via internet. Recursos com ampla representatividade em todos os segmentos do mercado e, especificamente no turismo, no qual tem viabilizado profundas mudanças.

Antes da abertura do Seminário, o Ministro esteve em um café da manhã, no terraço do Hotel H Niterói, discutindo o potencial turístico da cidade e as inovações e parcerias que poderão ser realizadas para o setor. O Presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), Paulo Freitas, também esteve presente.

Segundo Paulo Freitas, o TecTur é uma ótima oportunidade para a discussão em torno destas tecnologias visto que Niterói é uma cidade inserida neste processo. Sendo assim , o destino perfeito para implantação das mesmas.

“O sucesso das promoções e informações turísticas da cidade, implantadas através dos totens interativos e uma nova campanha de promoção turística através do marketing digital que será lançada brevemente, apontam para ações com melhor resultado, visto que a internet hoje é responsável pela maior parte dos meios utilizados para as escolhas do viajante neste processo”, explicou Paulo Freitas.

No discurso de abertura do TecTur, o Ministro do Turismo, Vinícius Lages, destacou aspectos importantes dos temas do seminário, visto que as tecnologias modernas são ferramentas preciosas que devem ser utilizadas em todos os ciclos de escolha de um destino turístico, lembrando que Niterói não poderia estar melhor neste cenário, visto que além de ser uma cidade com inúmeras belezas, possui instituições da mais alta credibilidade como a UFF, o que favorece ainda mais num cenário onde o turismo do Rio de Janeiro é ponto estratégico nos planejamentos deste setor econômico tão importante, cujos desdobramentos se dão a nível nacional e internacional.

“Um Seminário que trata conteúdos tão importantes, inserindo-os numa estratégia de trabalho dentro de um destino incrível, num momento especial como o que estamos vivendo hoje, desde a Copa do Mundo, oferece a chance de pensarmos na atividade turística em Niterói sob um novo patamar de exploração. Só dessa forma poderemos tornar o setor turístico um dos motores da gestão pública”, disse o ministro.

Para o Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Magnavita, Niterói é uma pérola do turismo brasileiro e para que isso seja descoberto é necessária a utilização destas tecnologias também dentro da atividade turística.

“O trabalho de parceria entre gestores públicos de todos os níveis e a realização de um evento como o TecTur só vem confirmar isso. Hoje estamos pensando o futuro e estamos tirando o turismo do patamar lúdico e colocando-o num patamar desejado, quem quiser se posicionar dentro disso tem que estar inserido neste cenário”, afirmou Magnavita.

O vice-prefeito, Axel Grael, destacou na abertura do TecTur os avanços que Niterói já fez nesse campo, lembrando quão complexa e sofisticada é essa área de atuação.

“Para que um destino turístico tenha sucesso ele compete com destinos do mundo inteiro. Conhecer essas tecnologias e torná-las acessíveis é apenas um dos papéis do gestor público. Não podemos deixar de destacar aqui o trabalho da Neltur, que tem preparado nossos produtos turísticos para os grandes eventos que já aconteceram e que vão acontecer, como as Olimpíadas. Quando pensamos em toda a dimensão de um acontecimento como esse analisamos nossa proximidade com o Rio de Janeiro conferindo-lhe assim um caráter complementar, o que favorece uma sinergia com o Rio”.

Sobre o papel de Niterói nas Olimpíadas de 2016 Grael complementou: “Já temos delegações estrangeiras na cidade, principalmente do esporte da vela. Negociamos a vinda para Niterói do Centro de Treinamento Olímpico da Vela e pretendemos trazer ainda dois Centros de Treinamento Olímpico de Ciclismo. Outra questão que já pensamos é a do desenvolvimento do Ecoturismo. Novas perspectivas estão se delineando para um futuro próspero na área turística, graças a parceria com o governo federal e a UFF”, concluiu o vice-prefeito.

A mesa foi formada ainda pelo professor Eduardo Vilela, pelo Reitor da UFF, Roberto Salles, e pelo Diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, Carlos Lidizia. Em meio aos agradecimentos eles fizeram questão de destacar a valorização do trabalho do turismo em Niterói, lembrando o papel fundamental que a universidade tem em pensar essas tecnologias, contribuindo assim para um futuro promissor do setor.

UFF propõe parceria com MTur

O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto de Souza Salles, propôs ao ministro do Turismo, Vinícius Lages, uma parceria entre a academia e os gestores públicos focada no desenvolvimento do setor. O encontro entre os dois aconteceu na abertura do 1º Seminário de Tecnologia & Turismo (Tec-Tur), na universidade.

Para o reitor, os professores da entidade podem ajudar na profissionalização do setor.

“Temos uma faculdade de turismo e hotelaria com profissionais da mais alta competência e estamos prontos para ajudar o MTur e a Secretaria de Turismo na estruturação da oferta, principalmente na região metropolitana, da qual Niterói faz parte”, afirmou.

Fonte: O Fluminense




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.