quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Instituto Vital Brazil inaugura edificação ecologicamente correta


O presidente do IVB, Antônio Werneck, falou sobre a importância da Central enquanto mais uma medida socioambiental. Foto: Divulgação / IVB


Central de Utilidade que abriga o Centro Integrado Resíduos vai contar com uso de energia solar e reaproveitamento de água da chuva, além de estimular a economia

O Instituto Vital Brazil inaugurou na manhã desta quinta-feira a Central de Utilidade (Ceu) que abriga o Centro Integrado de Resíduos (Cires). Esta edificação autossustentável e ecologicamente correta é um projeto que conta com aproveitamento de energia solar e da água da chuva.

A Central de Utilidades é um projeto moderno que abriga as utilidades para funcionamento do campus, que inclui caldeiras, subestação e geradores de energia elétrica, área para higienização e guarda dos contêineres para os resíduos comuns e industriais, além de depósito de material sanitário e de limpeza. O complexo abriga também o Centro Integrado de Resíduos (Cires). Além disso, possui telhado com captação de água pluvial e luz solar, além de um sistema de segurança com para-raios. A iniciativa estimula a economia de recursos naturais e redução de gastos institucionais, por meio do uso racional e a gestão adequada dos resíduos.

"A Central é mais uma das atividades rotineiras do Instituto que foi pautada em medidas de responsabilidade socioambiental, como procuramos sempre fazer”, disse o presidente, Antônio Werneck.

Em 2010, o Instituto assinou o termo de implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), projeto do Ministério do Meio Ambiente que tem como objetivo estimular a consciência ambiental nas atividades rotineiras das empresas. Em decorrência disso, em outubro desse ano, o Instituto Vital Brazil recebeu o Selo Sustentabilidade na Administração Pública - categoria Verde – dado pelo Ministério do Meio Ambiente em reconhecimento às práticas de gestão baseadas em conceitos de sustentabilidade implantadas pela empresa.

Outra conquista que veio pela mudança de rumo que o Instituto teve nos últimos anos foi a licença de operação nº IN025485, que comprova que o Instituto utiliza recursos naturais nas suas atividades e não causa danos ao ambiente, recebida em dezembro de 2013 das mãos do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc.

“Com o projeto certificado, o Instituto pode dar entrada em incentivos fiscais estaduais, federais e ambientais”, destaca o presidente.

Fonte: O Fluminense




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.