domingo, 9 de novembro de 2014

Região Oceânica de Niterói vai ganhar mais duas escolas, com acessibilidade e soluções sustentáveis


Projeto da Escola Municipal Dário Castelo prevê mecanismos de acessibilidade para alunos com necessidades especiais. Foto Divulgação

Chaillon Conceição

Umei Nina Torres, em Piratininga, e a Escola Municipal Dário Castelo, em Itaipu, vão ser entregues no ano que vem e abrirão vagas na educação da cidade

Pelo menos duas escolas serão entregues pela Secretaria Municipal de Educação em 2015, na Região Oceânica de Niterói. Somente a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Nina Torres, na Avenida Doutor Acúrcio Torres, em Piratininga, terá capacidade para atender cerca de 140 crianças em tempo integral. Já a Escola Municipal Dário Castelo terá mecanismos de acessibilidade para alunos com necessidades especiais. De acordo com a secretária da pasta, Flávia Araújo, a escolha do local para abrigar as duas unidades se deu em função do déficit de vagas que tradicionalmente existiu na região.

A expectativa é que com inauguração dessas unidades a carência local seja suprida. A secretária reforçou ainda o compromisso de entregar 20 Umeis até 2016 e de intensificar políticas de escolas em tempo integral.

“A nossa meta de superar o déficit de vagas na educação infantil está de pé. Nosso desejo é consolidar Niterói como referência positiva em educação. Temos um cronograma do Programa Mais Infância em que estabelecemos a entrega de 20 Unidades de Educação Infantil até 2016, reformas das unidades já existentes, requalificação dos professores além da melhoria da qualidade física e pedagógica dos recursos humanos”, explicou.

A Umei Nina Torres está localizada na avenida Dr. Acúrcio Torres, 691. A unidade irá atender cerca de 140 crianças a partir de 3 anos de idade, em horário integral. São sete salas de aula climatizadas, sala de multimeios e um pátio coberto. O projeto da obra prevê ainda condições de acessibilidade para os alunos com necessidades especiais, além de sistemas de reaproveitamento de água da chuva e energia solar.

Já a Escola Municipal Dário Castelo, localizada na Rua Alice Picanço 21, em Itaipu, vai atender aos alunos do primeiro segmento do ensino fundamental. A unidade conta com 10 salas de aula, laboratório de ciências e informática, sala de artes, auditório com 140 lugares, quadra coberta com vestiários.

O prédio será totalmente climatizado, com acessibilidade para alunos com necessidades especiais, sistema de reaproveitamento das águas pluviais e reutilização da energia solar.

“Destaco a formidável estrutura desta unidade que sem dúvida irá se destacar pela qualidade de sua infraestrutura e gestão pedagógica. Mas não é só isso: o nosso programa prevê além do aprimoramento do trabalho pedagógico, a criação de escolas em horário integral com educação integral. Isso porque não basta ampliar o tempo de permanência dos estudantes dentro da escola, temos trabalhar esse ser humano em suas diferentes dimensões. Hoje boa parte das escolas de educação infantil já trabalham com esse modelo. No ensino fundamental temos 3 unidades. A expectativa é ampliar esse trabalho em médio prazo”, afirmou a secretária Flávia Araújo.

Números - Em um ano e dez meses da gestão do prefeito Rodrigo Neves, foram inauguradas 14 escolas, sendo 10 Umeis (Vila Ipiranga, Magnólia Brazil, Centro, Piratininga, Caramujo, Maceió, Itaipu, Jacaré, Sapê e Buraco do Boi), duas escolas de ensino fundamental (Caramujo e São Domingos) e dois Núcleos Avançados de Educação Infantil - Naeis (Cafubá e Ititioca).

Fonte: Prefeitura de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.