quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Niterói inaugura rede comunitária de educação e pesquisa


A UFF será a gestora da MetroNit e responsável pela operação e manutenção da nova rede, cuja extensão é formada por cerca de 70% da estrutura de fibra ótica da universidade. Foto: Júlio Silva


A UFF será a gestora da "MetroNit" e responsável pela operação e manutenção da nova rede, cuja extensão é formada por cerca de 70% da estrutura de fibra ótica da universidade

Nesta quarta-feira (5), será inaugurada no Auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, a Rede Metropolitana de Niterói (MetroNit). A cerimónia de entrega da rede, que acontece a partir das 9h, é uma realização da iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com o apoio da Agência Brasileira de Inovação Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Para a implantação da MetroNit, foram investidos R$ 1.030.000 em 36 km de rede óptica, que prevê a interligação de instituições de pesquisa e educação no município de Niterói. O projeto, em parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Niterói e a Ampla Energia e Serviços S.A, visa ampliar áreas de excelência, produção e difusão de conhecimento das instituições participantes.

A UFF será a gestora da MetroNit e responsável pela operação e manutenção da nova rede, cuja extensão é formada por cerca de 70% da estrutura de fibra ótica da universidade. A MetroNit faz parte da fase de expansão do programa Redecomep da RNP, que visa à criação de redes de alta velocidade para colaboração entre instituições de pesquisa em cidades e municípios do interior do país.

Estarão presentes o reitor da instituição, Roberto de Souza Salles, e o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, além de representantes das instituições que compõem a rede tais como o Instituto Vital Brazil (UVB), Colégio Pedro II, Instituto Superior de Ensino La Salle (Unilasalle), Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio) e Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM-RJ).

A Rede de Niterói representa o desafio de expandir a infraestrutura de redes avançadas no município, uma oportunidade de contribuir com a democratização do acesso à informação e ao conhecimento. Também permite o desenvolvimento de pesquisas científicas, a integração entre universidades e unidades de pesquisa, e a troca de informações.

A rede metropolitana constitui um patrimônio de alto valor, fruto da aplicação de recursos públicos para apoio ao desenvolvimento do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. Insere o país no cenário mundial de experimentação de redes ópticas de alto desempenho, oferecendo condições de igualdade aos pesquisadores brasileiros em projetos colaborativos internacionais.

O auditório do NBA fica na Rua Professor Edmundo March, s/n, Campus da Praia Vermelha, no bairro de São Domingos.

Fonte: O Fluminense





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.