quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Município de Niterói recebe primeiros pluviômetros automáticos


Primeiro pluviômetro foi instalado ontem numa escola municipal de Piratininga. Foto: Divulgação / Luciana Carneiro


Equipamentos automáticos vão medir quantidade de chuva, índice de radiação solar e ajudar a antecipar situação de risco. Serão instalados mais 17 aparelhos na cidade

Niterói foi contemplada com a chegada dos primeiros pluviômetros automáticos, a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), do Governo Federal. Na manhã desta terça-feira, o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, acompanhou a instalação na Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Piratininga, na Região Oceânica.

A escola foi a primeira unidade de ensino a receber o equipamento. Até a próxima semana, serão instalados todos os 17 pluviômetros cedidos pelo Cemaden em Niterói.

Além da quantidade de chuva, os equipamentos, que operam com energia solar, também medirão o índice de radiação solar e a temperatura. Os pluviômetros estão sendo instalados em locais mapeados pela Defesa Civil do Município, de forma a permitir uma melhor cobertura das regiões com características climáticas específicas e proximidade de áreas de vulnerabilidade de encostas e inundação.

Para o vice-prefeito, os pluviômetros permitirão uma maior capacidade de gerenciar riscos e antecipar situações de crise devido às chuvas.

“Os pluviômetros são fundamentais para a estratégia do sistema de sirenes dos Núcleos de Defesa Civil na cidade. Com esses novos equipamentos automatizados é a tecnologia ajudando a gerenciar situações de emergência”, salientou Axel Grael.

A condição básica para um município ser monitorado pelo Cemaden é possuir um mapeamento de suas áreas de risco de deslizamentos em encostas, de alagamentos e de enxurradas, além da estimativa da extensão dos prováveis danos decorrentes de um desastre natural. Além desses 17 pluviômetros, a Defesa Civil de Niterói receberá, até o fim deste mês, 30 plataformas de sistema de alarme e alerta de risco, que serão instaladas em diferentes pontos do município.

Todo o sistema de pluviômetros e sirenes da cidade estará concluído em novembro, antes do próximo período de chuvas.

Fonte: O Fluminense


--------------------------------
Saiba mais sobre os avanços da Defesa Civil de Niterói:
Defesa Civil de Niterói: trabalho em várias frentes para fazer de Niterói uma cidade mais segura
SIRENES - Defesa Civil faz mais um treinamento para as comunidades que terão os sistemas de emergência
Começa a implantação de sirenes de alerta em Niterói
I Seminário da Defesa Civil de Niterói reforçou parcerias
Vistoria na comunidade da Boa Vista
Vistoria para verificar situações de risco nas encostas de Jurujuba, Niterói
Prefeito Rodrigo Neves lança programa "Morar Melhor", que vai construir 5 mil moradias em Niterói até 2016
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.