domingo, 29 de setembro de 2013

Prefeitura de Niterói prepara início da "Operação Verão"


Faltam poucos dias para o início da ‘Operação Verão’

Iniciativa visa garantir o lazer dos moradores e turistas, coibindo irregularidades como ocupação das areias por ambulantes ilegais e por mesas e cadeiras de comércios, entre outras ações de ordenamento da orla. Foto: Léo Fonseca

Prefeitura lança no próximo dia 19 uma série de medidas para coibir irregularidades cometidas no orla e em seus acessos, como ocupação das areias por mesas de quiosques

No próximo dia 19 de outubro, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) lançará a “Operação Verão”. A iniciativa visa coibir irregularidades nas praias e em seus acessos, como ambulantes irregulares, ocupação das areias por mesas de quiosques, estacionamento de carros e ônibus de turismo em locais proibidos e o abuso de flanelinhas. Este ano, a fiscalização passará a coibir também o barulho produzido pelo som de carros e estabelecimentos comerciais. As principais praias receberão campanha de conscientização ambiental idealizada pela Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) em parceria com iniciativa privada. Serão distribuídas sacolas plásticas para que os banhistas coloquem seu lixo, garantindo melhor preservação da orla.

Com o calor que costuma chegar antes do verão e já resultou no aumento da procura por espaço nos 11 quilômetros de paria da cidade, a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) antecipou o início da “Operação Praia”, para ordenar o trânsito em direção à orla da Região Oceânica e que só começaria em novembro. A operação já começou e vai continuar a ser realizada em todos os finais de semana ensolarados até o final do verão. Guardas em  motos, viaturas e a pé estarão atuando desde Icaraí até os acessos às praias da Região Oceânica, a fim de garantir um trânsito organizado e rápido mesmo com o grande aumento no número de veículos nesses trajetos.


A ação indiscriminada de flanelinhas na orla das praias da cidade também será combatida pela fiscalização durante a “Operação Verão”. Foto: Léo Fonseca

A ação também tem como objetivo controlar o acesso à orla de ônibus de caravanas ou fretados com turistas.

Esses coletivos estão sendo proibidos de permanecer nas áreas próximas às praias. Os ônibus precisam retirar autorização especial prévia na Neltur, através do site ou na sede da empresa, para ter acesso às praias onde farão o desembarque dos passageiros. Depois, terão que seguir para locais de estacionamento predefinidos pela Prefeitura, retornando posteriormente para buscar os passageiros.
A medida visa  desobstruir calçadas e ruas que antes eram utilizadas de maneira irregular como estacionamento por parte dos motoristas, causando transtornos no trânsito e na rotina dos moradores da região.

“É uma ótima iniciativa. Durante o verão ficava uma bagunça aqui, cheio de ônibus com gente de fora que costumavam parar em cima das calçadas. Uma vez vi um vizinho em cadeira de rodas tendo que passar pela rua. Olha que perigo! Agora vai ficar organizado, vai melhorar até o trânsito!”, comemora Soraia Simões, empresária de 36 anos, moradora de Camboinhas.

Os locais que serão utilizados como estacionamento ainda não estão definidos, mas os ônibus que tiverem as praias da Região Oceânica como destino estacionarão em algum ponto próximo à entrada de Itacoatiara, e os que forem para as praias da Zona Sul, estacionarão no Centro.

A operação de ordenamento do estacionamento começou a ser implantada no último final de semana, na praia de Piratininga. A previsão é de que chegue em todas as praias da cidade até a segunda quinzena de novembro. Nesse primeiro momento, de implantação, as autorizações dos ônibus emitidas pela Neltur serão gratuitas.

Fonte: O Fluminense

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.