segunda-feira, 2 de setembro de 2013

CONCLIMA apresenta o 1º Relatório de Avaliação Nacional sobre Mudanças Climáticas




Documento reúne resultados de pesquisas envolvendo cerca de 2 mil participantes dos programas e projetos envolvidos, ligados a grupos de pesquisa de instituições e universidades brasileiras e estrangeiras

O conhecimento técnico-científico produzido no Brasil sobre causas, efeitos e projeções relacionadas às mudanças climáticas e seus impactos serão apresentados durante a CONCLIMA - Conferência Nacional da Rede CLIMA, INCT para Mudanças Climáticas e Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), que será realizada de 9 a 13 de setembro na cidade de São Paulo.
 
O evento, organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), reúne resultados de pesquisas envolvendo cerca de 2 mil participantes dos programas e projetos envolvidos, ligados a grupos de pesquisa de instituições e universidades brasileiras e estrangeiras.
 
Na oportunidade será lançado oficialmente o 1º Relatório de Avaliação Nacional sobre Mudanças Climáticas, produzido pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). O Painel, estabelecido pelo governo federal nos moldes do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), tem como objetivo fornecer avaliações científicas sobre as mudanças climáticas, incluindo os impactos, vulnerabilidades e ações de adaptação e mitigação.
 
Os relatórios do PBMC sintetizam e sistematizam os estudos produzidos por diversas comunidades científicas que trabalham na área ambiental. O trabalho do PBMC visa subsidiar o processo de formulação de políticas públicas e tomada de decisão para o enfrentamento dos desafios representados por estas mudanças, servindo também como fonte de informações de referência para a sociedade.
 
O 1º Relatório de Avaliação Nacional sobre Mudanças Climáticas, dividido em apresentações dos três Grupos de Trabalho (GT1 - Base Científica das Mudanças Climáticas; GT2 - Impactos, Vulnerabilidades e Adaptação; GT3 - Mitigação das Mudanças Climáticas) será apresentado no primeiro dia da CONCLIMA (veja programação). O Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre (BESM) - conjunto de programas de computador que tem a capacidade de gerar cenários globais de mudanças climáticas, com ênfase para o Brasil - também será apresentado no dia 9.
 
Os três dias seguintes da CONCLIMA serão dedicados à apresentação de resultados da Rede CLIMA, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas e PFPMCG. No último dia, haverá conferências sobre a Visão da Produção do Conhecimento: Detecção, Mitigação, Impactos, Vulnerabilidade, Adaptação, Inovação.
 
Programas e projetos
 
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC), instituído em 2008, é dividido em 26 subprojetos de pesquisa e tem contribuído para a melhor compreensão da dinâmica de funcionamento da atmosfera, dos oceanos e dos continentes da Terra. Também colabora para a expansão da capacidade observacional do planeta oferecendo às comunidades científicas novas e extensas oportunidades para avançar no entendimento do planeta como um sistema acoplado.
 
O PFPMCG foi criado em 2008 e tem como objetivo fomentar novos conhecimentos sobre o mesmo tema. Espera-se que os resultados de pesquisa do programa auxiliem na tomada de decisões fundamentadas cientificamente com respeito a avaliações de risco e estratégias de mitigação e adaptação.
 
A Rede CLIMA, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é uma rede permanente criada em 2007, que tem como objetivo principal gerar e disseminar conhecimentos para que o Brasil possa responder aos desafios representados pelas causas e efeitos das mudanças climáticas globais. É estruturada em 13 sub-redes temáticas, cobrindo os aspectos de aumento do conhecimento científico, impactos, adaptação e mitigação das mudanças climáticas com respeito a: biodiversidade e ecossistemas, recursos hídricos, agricultura, saúde humana, cidades, zonas costeiras, oceanos, desastres naturais, serviços ambientais dos ecossistemas, energias renováveis, economia e desenvolvimento regional, além de modelagem climática.
 
O INCT-MC, o PFPMCG e a Rede CLIMA representam um ambicioso empreendimento científico criado pelos governos federal e do Estado de São Paulo para prover informações de alta qualidade em estudos de clima, detecção de variabilidade climática (VC) e mudança climática (MC), e seus impactos em setores chaves do Brasil, utilizando o que há de mais avançado em técnicas de observações e de modelagem das diferentes componentes do sistema climático global.
 
Todos esses estudos são relevantes para ajudar o Brasil a cumprir os objetivos do seu Plano Nacional sobre Mudança do Clima, e também de informar os cientistas, os responsáveis pelas políticas públicas, os meios de comunicação e o público em geral, sobre estratégias de adaptação, estudos de vulnerabilidade e para propor medidas de mitigação. As pesquisas desses três programas têm produzido resultados interessantes, tendo fornecido subsídios científicos para a participação brasileira nas Conferências das Partes (COPs) recentes e na Conferência Rio+20.
 
Inscrições
 
A CONCLIMA será realizada no Espaço APAS, que fica na Rua Pio XI, 1200 - Alto da Lapa - São Paulo (próximo a Fapesp), de 9 a 13 de setembro.
Inscrições gratuitas podem ser feitas através da página
 
(Portal Inpe)
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.