sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Na Semana da Mobilidade, PM implanta ciclopatrulha em São Francisco


Ciclopatrulhas são feitas pelas ruas de São Francisco

O comandante Gilson Chagas diz que características do bairro possibilitam este tipo de policiamento, já que a bicicleta permite um patrulhamento mais ágil. Foto de Mariana Pimenta

Novo modelo de policiamento vai percorrer as ruas internas do bairro. Se for aprovado, modelo será estendido para Charitas e Jurujuba, na Zona Sul de Niterói

Começou na última quinta-feira o novo modelo de policiamento comunitário em São Francisco, a ciclopatrulha. No patrulhamento, seis policiais percorreram as ruas internas do bairro em bicicletas, dividindo a ronda em três setores diferentes. De acordo com a Polícia Militar, a iniciativa é resgatar a proximidade com a população, método que foi empregado outras vezes e que teve uma reposta positiva. O modelo passará por avaliação e se for aprovado pode ser estendido para Charitas e Jurujuba.

“As características do bairro possibilitam a implantação deste tipo policiamento. Para cada localidade é preciso fazer um estudo, aqui constatamos que a bicicleta possibilita um patrulhamento mais ágil”, disse o comandante Gilson Chagas.

Apesar da recepção positiva por parte da população, os questionamentos são inevitáveis. Para o empresário e representante do grupo SOS São Francisco, Oscar Motta, a maior dúvida é saber até quando este policiamento deverá permanecer no bairro?

“A população do bairro recebeu bem a iniciativa. O que nos deixa apreensivos é saber se estes policiais estão reforçando o contingente do batalhão ou são recrutas que, de uma hora para outra, deixarão a cidade para atender outra demanda e abandonarem o patrulhamento”, falou o empresário.
Para o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Niterói, Leandro Santiago, a participação da população nas reuniões do conselho resultam em medidas que beneficiam não só um bairro, mas a cidade por inteiro.

“A luta da população é fruto de melhorias na segurança da cidade. São modelos de policiamento implantados, ações de combate ao tráfico, entre outras. A interação do comandante com os moradores é muito positiva”, contou.

Chagas ressaltou que os militares que atuam na cidade receberam treinamento qualificado para atuar neste tipo de policiamento. “Não é só subir em uma bicicleta e pedalar. Existem técnicas para serem aperfeiçoadas uma delas é o policiamento de proximidade”, afirmou o comandante.

Rede social – A implantação de policiamento repercutiu de maneira positiva nas redes sociais, já que esta era uma reivindicação antiga dos moradores de São Francisco.

“Queremos policiamento. Seja de que forma for, até de patinete. É evidente que se fosse uma tropa melhor equipada seria melhor. Porém, a simples presença policial é de suma importância”, disse um internauta.

Fonte: O Fluminense

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.