terça-feira, 19 de março de 2013

Prefeitos Rodrigo Neves e Eduardo Paes assinam parcerias nas áreas de saúde, turismo, urbanismo e meio ambiente



Eduardo Paes (prefeito do Rio) e Rodrigo Neves (prefeito de Niterói) assinam acordo de cooperação.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou nesta terça-feira (19/03) com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, um termo de cooperação entre os dois municípios nas áreas de saúde, turismo, revitalização urbana e meio ambiente (parques e ciclovias).

"Hoje é um momento histórico. Desde a fusão dos antigos estados do Rio e da Guanabara, não houve processo de planejamento integrado da região metropolitana. . Depois de quase 40 anos de fusão, é a primeira vez que os prefeitos das duas cidades se articulam, reúnem suas equipes. E essa integração entre as prefeituras do Rio e de Niterói é muito importante para a qualidade de vida da população. Tenho certeza que frutos e resultados desta ação conjunta vão se refletir em curto prazo", disse Rodrigo Neves.

Pelo acordo, na área turística, a Prefeitura do Rio passará a divulgar Niterói em seus eventos e nas suas agendas. Além disso, em sua próxima revista bimestral, a prefeitura carioca destacará o Caminho Niemeyer e o roteiro dos fortes que incluirá a Fortaleza de Santa Cruz, em Jurujuba.


"...o acordo prevê a integração de Niterói às Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro. Niterói, segundo o prefeito Rodrigo Neves, vai realizar a aclimatação de atletas e delegações, ..."

Ainda na área turística, o acordo prevê a integração de Niterói às Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro. Niterói, segundo o prefeito Rodrigo Neves, vai realizar a aclimatação de atletas e delegações, bem como recepcionar visitantes que virão ao Rio para os Jogos.

"Uma de nossas prioridades é a integração de Niterói ao legado olímpico de 2016 que inclui nossa cidade na divulgação internacional do Rio. E essa parceria vai fazer com que os turistas fiquem mais um pouco no Rio e também visitem Niterói. É uma parceria do ganha ganha ", afirmou Rodrigo Neves.

Na área de saúde, o termo de cooperação prevê ações integradas na regulação de leitos e troca de experiências na gestão de recursos humanos utilizando-se das novas ferramentas de contratação de pessoal.

Para o meio ambiente, a parceria entre as duas cidades vai integrar o projeto "Niterói de Bicicleta" ao programa de ciclovias da capital. Segundo Rodrigo Neves, será criado um roteiro comum entre as ciclovias das duas cidades.


"... a parceria entre as duas cidades vai integrar o projeto "Niterói de Bicicleta" ao programa de ciclovias da capital. Segundo Rodrigo Neves, será criado um roteiro comum entre as ciclovias das duas cidades".

E para o setor de urbanismo, o acordo tem como objetivo implementar um projeto de requalificação urbana da frente marítima de Niterói, que vai da Ponta da Areia até o Gragoatá, passando pelo Caminho Niemeyer. De acordo com o prefeito de Niterói, empresas já se mostraram interessadas na ideia.

Rodrigo Neves lembrou de outras parcerias com a prefeitura carioca.. Ele disse que o choque de gestão e o ajuste fiscal que vem promovendo na Prefeitura foram inspirados no modelo adotado por Eduardo Paes na capital. Citou ainda que, desde janeiro, Niterói possui uma cadeira no Centro de Operações do Rio e que, diariamente, recebe dados sobre a previsão meteorológica.

"Niterói indo bem, o Rio vai bem. O Rio indo bem, Niterói também vai bem. O Rio é o orgulho do Brasil e nós queremos pegar uma beiradinha", afirmou.


"... desde janeiro, Niterói possui uma cadeira no Centro de Operações do Rio e que, diariamente, recebe dados sobre a previsão meteorológica".

O prefeito carioca, Eduardo Paes, afirmou que Niterói será fundamental para os grandes eventos internacionais que o Rio de Janeiro vai sediar nos próximos anos como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a Copa das Confederações, que acontecem este ano, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

"A Jornada Mundial da Juventude, por exemplo, vai trazer uma quantidade enorme de eventos à cidade. Eu tenho criado restrições e dito que o Rio não dá conta de vários eventos. Niterói tem papel importante em receber essas atividades paralelas", disse Paes. Segundo Rodrigo Neves, são esperados até 250 mil jovens em Niterói durante a JMJ.

Paes disse que a parceria entre os prefeitos é fundamental para a solução de problemas comuns.

"Estamos fazendo um esforço concreto e objetivo que pode servir de inspiração para outros prefeitos da região metropolitana", opinou Paes.

Sobre a parceria no turismo, Paes explicou que Niterói pode ser mais um destino para a rede hoteleira do Rio de Janeiro, o que vai fazer com que o turista passe mais uma noite na capital para conhecer Niterói.

Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói

Um comentário:

  1. Prezados Senhores, segue abaixo e-mail enviado a NIttrans, relatando os percalços que os moradores da Boa Viagem tem sofrido, em especial na Avenida Almirante Benjamim Sodre.
    para mim
    17 minutos atrásDetalhes
    ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: "Sergio Werlang"
    Data: 24/03/2013 01:26
    Assunto: Estacionamento sobre calçadas
    Para:
    Cc:

    Prezados senhores

    Embora saiba que providencia alguma será tomada, não posso deixar de registrar minha indignação com a maneira que veículos são estacionados  sobre o passeio na Av. Almte. Benjamin Sodré, na Boa Viagem.
    Sou síndico do nº 186, nesta Avenida, e por diversas vezes presenciei senhoras empurrando carrinhos de bebês tendo que desviar seu caminho para a pista de rolamento, pondo em risco de atropelamento seus filhos e a si próprias, já que a calçada está sempre tomada por carros, impedindo sua passagem.
    Os próprios moradores de meu edifício, relatam casos de quase acidentes provocados pela falta de visão da pista, em virtude dos carros estacionados na calçada.
    Assim, a pergunta que fica é:
    Será necessário que um acidente grave ocorra para que V.Sas tomem alguma providencia?
    Sim, porque segundo relato de vários moradores que insistentemente ligam para este órgão denunciando tal procedimento, jamais foi visto um agente da Nittrans nas redondezas coibindo estas irregularidades.
    E pior!
    Quando tentamos nos proteger colocando algum tipo de artefato de concreto, jardineiras ou outras coisas quaisquer, vem imediatamente a PMN, retira e multa os condomínios que se aventuraram a se defender de motoristas mal educados.
    Afinal, resta saber a quem V.Sas defendem com estas atitudes. A nós, cidadães cumpridores da lei, ou aos maus motoristas e cidadães mal educados que colocam em risco a vida dos pobres pedestres.
    De qualquer forma, agradeço pelo menos a paciência na leitura deste email, e na esperança que, por um milagre, algum agente desta secretaria por aqui apareça.
    Posso lhes garantir que serão recebidos com tapete vermelho e banda de música pelos moradores dos prédios das circunvizinhanças.

    Saudações,

    Sergio Werlang

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.