sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Participantes de programa ambiental do Projeto Grael registram um lobo-marinho na Baía de Guanabara

Lobo-Marinho visualizado próximo à ponte Rio-Niterói (25/08/2010) durante a operação do Projeto Baía de Guanabara. Vídeo de Marcos Vinicius Sangineto e Thiago Sangineto

PROJETO BAÍA DE GUANABARA: A BG Brasil, companhia que atua no segmento de exploração e produção de petróleo e distribuição de gás natural no país, se uniu ao Projeto Grael, à Prooceano e ao LAMMA e LAMCE/UFRJ para monitorar a Baía de Guanabara, segunda maior baía do litoral brasileiro.

A cada semana derivadores oceânicos monitorados por satélite são lançados na água para estudar as correntes e seus parâmetros físico-químicos. Além do GPS, as bóias também são equipadas com transmissor receptor via satélite, sensor de temperatura da água e bateria. As informações sobre as correntes auxiliarão os trabalhos de coleta de lixo flutuante na baía, já que os resíduos tendem a seguir as suas trajetórias, além do combate às emergências, como um possível vazamento de óleo, e à poluição.

5 comentários:

  1. Oi tudo bem?

    Muito legal seu blog.

    Quando tiver um tempinho de uma olhada no nosso blog.

    Somos um stúdio de publicidade...

    Relacionado ao meio ambiente.

    Além de divulgar nosso trabalho falamos de algumas preocupações ambiente.

    E também colocamos histórias em quadrinhos.

    O blog está sendo atualizado diariamente.

    Beijos.

    Tina Glória

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS!!! Que nossas aves em breve possam alimentar-se e reproduzir, também, na baía de Guanabara. E que preservemos para não repitirmos os mesmos erros, assim, como foi com a Lagoa Rodrigo de Freitas e, que, com a verba economizada invistamos mais em QUALIDADE DE VIDA.

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Não sabia que eles vinham à Baía de Guanabara de vez em quando! Muito legal! E muito simpático mesmo o bichinho!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o video. Fico com pena do bicho, perdido aqui na BG... Foi feito algum contato com projetos tipo o Maqua? Abraço. Carlos Jamel

    ResponderExcluir
  5. Ola Jamel.
    O Maqua é parceiro dos nossos projetos ambientais, em particular deste que registrou o lobo marinho. Em breve nossos alunos estarão cumprindo uma rotina de registro de avistagens dos botos da Baía, em contribuição e com a orientação do Maqua.
    O José Lailson, pesquisador do Maqua, foi notificado imediatamente e foi um dos primeiros a receber o registro.
    Um abração e obrigado por acessar o Blog.
    Bons ventos.
    Axel Grael

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.