sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sailing - Forte como a aldeia gaulesa de Asterix

Conduzidos pelo super-Valmir (nos remos), Torben, Marcelo Ferreira e Douglas Gomm chegam ao Rio Yacht Club vitoriosos e trazendo o troféu. (Foto site do RYC).

Tripulação do Rio Yacht Club comemora mais um título para o "Sailing".

Comemoração: Parabéns a equipe que defendeu o nosso Sailing, conquistando bi-campeonatoe trazendo de volta o Trofeu Roger Wright: Torben Grael, Marcelo Ferreira, Ricardo Freitas, Andrea Grael, Sika, Juju Senfft, Daniel Santiagoe o destaque para Douglas Gomm.


Sailing - Forte como a aldeia gaulesa de Asterix
Texto publicado no site de Lars Grael, em 30/8/2010 19:02:17 (www.larsgrael.com.br)


Neste final de semana, aconteceu a 8a edição do Match Race Brasil de Vela.

Desde 2009, a competição passou a ter o formato de representação por clubes o que é saudável para a popularização da Vela nacional. Em disputa, a Taça Roger Wright em prata pura, transitória em homenagem ao grande entusiasta e amigo da Vela vitimado em acidente aéreo com toda sua família no ano passado.

A competição é promovida pela Brasil1 e com apoio do Iate Clube Rio de Janeiro, da Marinha do Brasil e de patrocinadores de peso como a LIGHT; BRADESCO; VOLVO; NYCOMED e outros.

Ao final, a Taça Roger Wright continuou no pequeno e poderoso Rio Yacht Club (Sailing) de Niterói com a tripulação comandada pelo multicampeão olímpico Torben Grael.

Assim como na fábula de Asterix aonde sua aldeia gaulesa resisitia ao poderio do Império Romano, o Sailing é um clube incrível, tradicional, pequeno (menos de 200 sócios) e ostenta um saldo de 7 medalhas olímpicas e outras tantas panamericanas, internacionais e sul-americanas.

Discípulos dos gêmeos do mar Axel e Erik Schmidt que dominaram a Vela nos anos 50, 60 e 70, os velejadores do Sailing fazem história como os irmãos Grael (Schmidt Grael - sobrinhos de Erik e Axel) e outros grandes nomes como Marcelo Ferreira; Clinio Freitas; Isabel Swan; Martine Grael; Claudia Swan Freitas; Luis Marcelo Maia; Antonio Paes Leme; Norman MacPherson, Marco Grael, George Rider e tantos outros expoentes que tomaram a poção do mesmo caldeirão.

Formou vários campeões da classe Optimist para estreantes que mesmo ao representar outros clubes, tiveram a mesma base e vocação. Dentre eles Helio Hasselmann; irmãos Mascarenhas; irmãos Araripe, irmãos Soffiatti Grael e Caio Swan Freitas.

O Sailing é um dos clubes mais antigos do Iatismo Brasileiro tendo sido fundado por ingleses em 1914 e frequentado por escandinavos, brasileiros e outros ao longo do tempo.

Realiza anualmente a Regata Preben Schmidt que é a grande confraternização de final de ano da Vela Fluminense e homenageia barcos clássicos e velejadores tradicionais.

Na final o time do Sailing bateu a forte tripulação do paranaense Daniel Glomb maior especialista de Match Race do Brasil e sua tripulação que representa a Marina da Glória.

Na 3ª colocação, a competente tripulação do Veleiros do Sul (Porto Alegre) comandada pelo velejador olímpico Samuel Albrecht. Na 4ª colocação, a estréia do Iate Clube de Santos que é a mais forte agremiação náutica do Brasil marcando sua volta oficial a Vela. No leme, Alan Adler e outros velejadores renomados como Eduardo Penido e aonde participei das regatas de sexta-feira.

5º - Grêmio de Vela da Escola Naval (Rio)
6º - Iate Clube de Santa Catarina (Florianópolis)
7º - Clube Naval de Charitas (Niterói)
8º - Buzios Vela Clube (Armação dos Buzios)
9º- Iate Clube do Rio de Janeiro (Rio)
10º - Yacht Club Santo Amaro (São Paulo).


Já em Brasília, a guarderia de Wind Katanka sediou o III Festival de Catamarans de Brasília (FestCat). Reuniu 10 barcos desta modalidade de Vela que reúne amantes por todo o planeta e é o formato de veleiro da última e provavelmente da próxima America´s Cup.

Venci num multicasco modelo Prindle 19´ de propriedade do campeão Nelson Piquet e com minha esposa Renata. Na 2ª colocação o especialista em multicascos Alexandre Martins do Ceará e seu proeiro Horst Drechsler da Bahia. 2011 tem mais!

Bons Ventos,
Lars Grael

Um comentário:

  1. GRAEL foi o senhor que veio a salvador ano 2009 na regata Aratu Maragogipe né.
    O senhor emtende de catamaran ou só de veleiro?
    Porque eu tenho um e sou novato na area velilica do catamarano,ok. Depois entre em contato com o meu email,que rodrigogl2009@hotmail.com

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.