quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Lars Grael fala de sua história e defende uso esportivo do Rio Paraguai

Dois artigos sobre a passagem de Lars Grael por Corumbá-MS.


Lars Grael abre Semana da Vida Saudável em Corumbá


No âmbito do Programa Lazer Ativo do Sesi, o medalhista olímpico Lars Grael abriu, ontem à noite (30/08), a Semana de Promoção da Vida Saudável com uma palestra no auditório do Sesi de Corumbá, que neste ano tem como tema “Sustentabilidade para Qualidade de Vida e o Bem-Estar”. Ao longo de quase duas horas, ele falou sobre motivações pessoais e profissionais relacionando sua trajetória de vida particular e esportiva com o cotidiano enfrentado pelo trabalhador para incentivar práticas que levem a hábitos saudáveis. “Tento inspirar as pessoas para que busquem hábitos saudáveis a partir da atividade física ou prática esportiva, mas sempre com orientação de um profissional em Educação Física. Para que tenham um suporte, seja para atividade competitiva ou na simples busca de qualidade de vida”, disse o velejador, destacando que a realização de uma semana voltada para a difusão da vida saudável mostra, de fato, a preocupação em colocar em prática os conceitos de responsabilidade social.

“O compromisso da Fiems, por meio do Sesi, não trata apenas dos interesses da produção insdustrial, mas, principalmente, do bem-estar e da qualidade de vida do trabalhador. Garantir que ele tenha bem-estar, qualidade de vida, vida saudável, impacta positivamente, no seu rendimento profissional. Pregar a qualidade de vida é melhorar o ambiente de trabalho, é ter uma empresa mais produtiva e ter resultados melhores para todos”, ressaltou o medalhista olímpico.

Trabalhadores da indústria de Corumbá e estudantes que assistiram à palestra do velejador classificaram o evento como bastante encorajador e o primeiro passo para desenvolver hábitos saudáveis. “A experiência de vida que ele passou mostra que não se pode desanimar logo no primeiro obstáculo. É seguir trabalhando, se aperfeiçoando, se dedicando mesmo. Assim, os bons resultados aparecem, inclusive na vida”, afimou Airton José Medeiros, que trabalha em uma empresa que presta serviços terceirizados. Edislene Galharte, analista de relações com a comunidade da Vale, disse que o esporte sempre teve espaço de destaque em seu cotidiano. “Para mim o esporte é sinônimo de qualidade de vida. Como trabalhadora e atleta, sempre procurei associar o esporte à minha vida, isso é primordial. É como uma necessidade fisiológica”, contou a corredora e participante de provas do Circuito de Corrida de Rua de Corumbá. A palestra de segunda-feira foi a primeira atividade da Semana de Promoção da Vida Saudável em Corumbá, que prossegue até a próxima sexta-feira (03/09) com ações serão realizadas internamente nas indústrias corumbaenses. “Serão contempladas empresas que fazem parte do Sistema Fiems, como mineradoras e prestadoras de serviços. Vamos promover aulões de ginástica; de educação postural e reeducação alimentar”, informou a gerente do Sesi de Corumbá, Rosilene Izidre dos Santos Mosciaro, reforçando que o evento busca fazer com que os trabalhadores percebam que a qualidade de vida está ligada a hábitos saudáveis.



---------

Lars Grael vê potencial para esportes náuticos no rio Paraguai

Diario Online/PX

Dono de duas medalhas de bronze, nas Olimpíadas de Seul e Atlanta, o velejador Lars Grael deu uma palestra em Corumbá na noite desta segunda-feira, 30 de agosto. O evento, no auditório do Sesi, abriu a Semana de Promoção da Vida Saudável, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems). As atividades vão até a próxima sexta-feira, 03 de setembro.

Antes da palestra “de cunho motivacional”, como ele mesmo classificou, Grael disse a este Diário que a iniciativa visa estimular a população a adotar práticas que levem a um quadro de vida saudável. “Falo da minha trajetória de vida como cidadão brasileiro; atleta e velejador olímpico. Mostro como o esporte foi importante para mim”, afirmou.

A prática esportiva, de alto rendimento, lhe trouxe qualidade de vida. “Tento inspirar as pessoas a buscarem hábitos saudáveis pela prática de atividades físicas e esportivas. Mas, sempre com orientação de um profissional em educação física”, argumentou.

Grael, que pela primeira vez veio a Corumbá – “já estive em Campo Grande”, disse revelando conhecer um pouco de Mato Grosso do Sul – disse que o rio Paraguai pode ser um indutor do desenvolvimento esportivo na cidade, pela “força da corrente e ser um rio sinuoso”. Em sua avaliação, “esportes náuticos como remo e canoagem poderiam ser praticados em alto nível” por aqui.

O custo de aquisição do material, que comparando com “outros esportes é até barato”, classificou pode ser um ponto positivo de apoio. Mas, para que modalidades como essas passem a ser praticadas na região, ele acredita ser preciso uma “mudança de mentalidade” no pensamento esportivo.

Lars Grael foi secretário Nacional de Esportes no governo do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e secretário de Estado e Juventude; Esporte e Lazer de São Paulo, disse manter o otimismo com a política brasileira voltada para os esportes.

“Sou otimista. No campo do esporte a gente não trata de questões ideológicas; partidárias e eleitorais. Vejo que houve continuidade de ações; projetos e programas; com algumas mudanças e quase sempre para melhor. Hoje o Ministério do Esporte é específico, antes era híbrido, do Esporte e Turismo. Ele aumentou a capacidade de investimentos. Vejo que as gestões dos ministros Agnelo Queiroz e Orlando Silva foram boas. Deram uma dimensão ainda maior ao esporte brasileiro”, avaliou o velejador.

Semana saudável

A palestra de Lars Grael, nesta segunda-feira, foi a primeira atividade da Semana de Promoção da Vida Saudável em Corumbá. Até 03 de setembro, as ações serão realizadas internamente nas indústrias corumbaenses, aulões de ginástica; de educação postural e reeducação alimentar. O objetivo, reforçou, é fazer com que os trabalhadores percebam que a qualidade de vida está ligada a hábitos saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.