quinta-feira, 3 de agosto de 2023

NITERÓI SE CONSOLIDA COMO REFERÊNCIA DE SUSTENTABILIDADE COM RESILIÊNCIA URBANA E COMPARTILHA EXPERIÊNCIA COM OUTRAS CIDADES


Congresso Nacional de Manguezais, realizado em julho, em Niterói.

Situada entre as montanhas e o mar, Niterói é uma cidade com características geológicas e sociais muito específicas. Como se sabe, é um município de tradição ambientalista e palco de episódios importantes como a primeira Ação Civil Pública do Brasil, movida contra um loteamento que pretendia desmatar e ocupar uma encosta da Serra da Tiririca. Nos últimos dez anos, a Prefeitura de Niterói abraçou essa vocação e transformou a sustentabilidade em um dos pilares da gestão. Hoje dizemos com orgulho que temos mais da metade do território protegido por unidades de conservação (parques etc.) e a cidade decidiu incorporar a sustentabilidade na sua estratégia de desenvolvimento, apostando na proteção e restauração dos seus ecossistemas como forma de garantir a qualidade de vida, a resiliência e o fortalecimento da sua economia, já que o ecoturismo é uma grande vocação de Niterói!

A emissora alemã Deutsche Welle recentemente destacou que “Niterói deve se transformar em um modelo de sustentabilidade a ser seguido”. Em uma matéria muito bacana, eles mostraram os esforços da Prefeitura no Programa Social de Neutralização de Carbono, no Caramujo, no Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP) e no Projeto Ligado na Rede. Três projetos que abrangem saneamento, conscientização da população, mitigação da emissão de gases de efeito estufa, reflorestamento, proteção das lagoas, etc. Confira a matéria completa:


Todos os nossos esforços na agenda ambiental fazem sentido porque entendemos que essa é também uma agenda social. O Painel Intergovernamental para a Mudança de Clima - IPCC vem alertando que as mudanças climáticas afetarão de forma mais incisiva a população mais pobre e com menos acesso à infraestrutura de serviços. Niterói teve, ao longo de sua história, vários episódios de deslizamento de encostas, problemas de inundação, incêndios florestais e até longas estiagens. O que estamos fazendo, desde 2013, é um trabalho para deixar a cidade mais resiliente aos impactos que as mudanças climáticas trarão, sem deixar ninguém para trás.

No seminário “Reflexões sobre o futuro das cidades”, realizado em nossa cidade pela Frente Nacional de Prefeitos, do qual sou vice-presidente de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), compartilhei com outros prefeitos e prefeitas as estratégias de resiliência urbana que estamos adotando em Niterói. Além da estruturação da Defesa Civil e a preparação da cidade para fortes chuvas, já são mais de R$ 600 milhões investidos em contenção de encostas, com 70 obras deste tipo em andamento na cidade. Na ocasião, junto a outros chefes do Executivo, entreguei uma carta com diretrizes para estruturação de políticas de prevenção e gestão de desastres das cidades ao secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano.

As experiências bem-sucedidas de Niterói vêm, aliás, atraindo eventos para a cidade. Em julho, recebemos o Congresso Nacional de Manguezais (ConMangue), que reuniu acadêmicos, poder público, representantes das unidades de conservação, ONGs e pescadores para discutir a proteção ambiental desse ecossistema. 

Em setembro, teremos mais evento relevantes! Nossa cidade será, do dia 20 a 24 de setembro, a “capital das trilhas” da América Latina. Receberemos eventos importantes na agenda da conservação e do ecoturismo: o 2° Congresso Brasileiro de Trilhas, uma realização conjunta da Associação Rede Brasileira de Trilhas, da Prefeitura Municipal de Niterói e da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (NELTUR). No dia 3 de agosto, já haviam 1.214 inscritos para o evento.

Junto com o Congresso Brasileiro de Trilhas, receberemos outros eventos relevantes:


O 2° Congresso Brasileiro de Trilhas acontecerá no Caminho Niemeyer, “apresentando iniciativas de conservação e turismo ecológico, além de abordar a geodiversidade e fomento de turismo sustentável nos municípios e estados, incluindo a importância da sinalização para gestão”. Será o maior congresso voltado a essa temática da América Latina.

Axel Grael
Prefeito de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.