segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Niterói abre Centro de Reabilitação Pós-Covid







Unidade no Hospital Oceânico tem capacidade para atender 70 pessoas por dia

O Hospital Municipal Oceânico, maior símbolo da luta de Niterói contra o coronavírus, entra em nova fase nesta segunda-feira com a abertura de uma ala dedicada ao tratamento de sequelas da doença. O Centro de Reabilitação Pós-Covid tem capacidade para atender até 70 pessoas diariamente.

Antes mesmo de abrir as portas do Centro, equipes da unidade já vinham realizando a busca por pacientes que tiveram alta (nos últimos seis meses) e executam a triagem inicial buscando determinar as necessidades de acompanhamento durante a reabilitação.

COMO FUNCIONA O CENTRO - Após o levantamento e a triagem realizada pelas equipes de saúde, o paciente é encaminhado à primeira consulta no Hospital Municipal Oceânico de Niterói. A capacidade é de 32 atendimentos individualizados por dia, realizados por profissionais da saúde de diversas áreas (fisioterapia, fonoaudiologia, médica, enfermagem, nutrição, psicologia) que se dividem para atender a demanda de cada paciente.

Na reabilitação, o paciente é classificado em uma escala de 0 a 4, sendo que a prioridade atender os casos mais graves (3 e 4) individualmente. Pacientes entre 1 e 2 serão atendidos coletivamente, em ações de grupo. Somando aos atendimentos individualizados (32 por dia) a unidade pode atender mais de 70 pessoas por dia no Centro de Reabilitação.

MAIS DE DUAS MIL VIDAS SALVAS - Mais de 2 mil vidas já foram salvas no Hospital Municipal Oceânico. Segundo dados do sistema Epimed (líder em gestão e análise de indicadores no cenário de saúde nacional), a performance do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da nossa unidade exclusiva para Covid é comparada aos bons hospitais privados do Estado do Rio de Janeiro, o que é uma vitória, principalmente para um hospital montado durante uma pandemia.

A primeira unidade do país com atendimento exclusivo para a Covid 19 começou a operar em tempo recorde, com equipamentos e profissionais de primeira linha, oferecendo tratamento qualificado, com medicina de ponta e dignidade para os niteroienses.

DIFERENCIAL NA RETAGUARDA HOSPITALAR - Não à toa o Hospital Municipal Oceânico tem sido um diferencial na organização e na retaguarda hospitalar para atender os casos graves. É o resultado do esforço de milhares de profissionais, de diferentes setores da Prefeitura de Niterói, incansáveis desde o primeiro momento. Seja nos escritórios, nas ruas ou nas unidades de saúde, cada um cumpre um papel fundamental nesta guerra. No entanto, a equipe que trabalha diretamente na linha de frente do atendimento aos pacientes merece uma deferência especial. São heróis anônimos, que nos orgulham por suas capacidades técnicas e pelo atendimento humanizado que oferecem aos cidadãos da nossa cidade.

Em uma visita que fiz ao Oceânico pude perceber o brilho no olhar de cada profissional que ali atua, desde a recepção ao CTI, incluindo as equipes de apoio. Lembrei de tudo por que passamos desde aquele janeiro de 2020. Esta guerra ainda não acabou e ainda não sabemos exatamente como será o mundo pós-Covid 19. Os livros de história, certamente, vão retratar transformações profundas nas relações pessoais, políticas e comerciais. São capítulos que estão sendo escritos por cada um de nós. Que experiências como a do Hospital Oceânico sirvam de inspiração.

Se sairmos desta pandemia da mesma forma que entramos, teremos perdido uma oportunidade histórica.

Axel Grael
Prefeito de Niterói








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.