Pode parecer notícia repetida, mas é mais uma vitória: o já multipremiado Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP) conquistou um novo reconhecimento! Desta vez, o projeto levou o Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023, na categoria Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. Recebi o troféu durante o Rio Construção Summit, que por uma feliz coincidência aconteceu na última terça-feira, 19, Dia Mundial pela Limpeza da Água.
Com o Parque Orla, apostamos em um projeto arrojado e de caráter inovador. Desde sua concepção, é uma iniciativa muito estratégica, porque reúne o esforço de recuperação da Lagoa de Piratininga e do entorno, com requalificação do espaço e oferecimento de um espaço de lazer e recreação para a população. Por isso, trabalha com princípios de sustentabilidade ambiental e justiça social. O primeiro trecho do POP foi entregue em junho, o Centro de Esporte e Lazer na Ilha do Tibau foi entregue em julho, e em breve vamos entregar o parque completo, com resultados ainda mais impactantes.
Recebi o prêmio acompanhado da coordenadora do Programa Pro Sustentável, Dionê Marinho Castro, peça fundamental para a construção do Parque Orla. Como ela comentou, transformamos uma área por muitos anos degradada em um grande jardim. Tenho muito orgulho de apresentar o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis como o maior projeto de soluções baseadas na natureza do país!
Esse é o terceiro prêmio do POP apenas este ano. Em maio, o projeto foi vencedor na categoria “Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade” do LATAM Smart City Awards 2023, entregue no México. Em junho, foi escolhido pelo “Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030” como o melhor projeto ambiental do País.
O parque - O POP integra o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Com investimento de R$ 100 milhões, o equipamento conta com jardins filtrantes que limpam as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga, devolvendo água de qualidade para a Lagoa de Piratininga.
O Parque Orla tem uma área de 680 mil metros quadrados, incluindo as ilhas do Modesto, Pontal e do Tibau. O projeto também conta com quatro píeres de contemplação e seis de pesca, 10.6 km de ciclovia, 17 áreas de lazer, 3 mirantes e um centro ecocultural voltado para educação ambiental.
Estamos animados e trabalhando incansavelmente para vermos o POP em breve completamente entregue à população. Vamos em frente!
Axel Grael
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.