quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

REQUALIFICAÇÃO DE SÃO DOMINGOS E GRAGOATÁ: Castelinho do Gragoatá será a sede do Niterói de Bicicleta

 


O imóvel conhecido como "Castelinho do Gragoatá" foi desapropriado pela Prefeitura, será restaurado e vai sediar o programa Niterói de Bicicleta. A iniciativa faz parte do trabalho de requalificação da região de São Domingos e Gragoatá, de grande valor histórico e cultural na cidade. 

Localizado no bairro do Gragoatá, uma das origens da cidade de Niterói, o Castelinho encontra-se abandonado há muitos anos. A sua degradação, acabou deteriorando também o seu entorno, que inclui a Praça Escritor Adelino Magalhães, que também será restaurada. O projeto está sendo elaborado pela EMUSA e pela equipe técnica do programa Niterói de Bicicleta. Uma vez concluídas as obras, a área receberá feiras, oficinas, palestras e reuniões sobre o tema das bikes e do transporte ativo e sustentável. Lá será o futuro ponto de encontro para as tradicionais pedaladas pela cidade.

Além de se tornar uma referência para os ciclistas de Niterói, a aquisição e a restauração do Castelinho e da praça é parte do esforço da Prefeitura para a requalificação da região de São Domingos e Gragoatá, que inclui a já consumada desapropriação do prédio da Cantareira, a implantação do Parque Esportivo na área da Concha Acústica, a reforma da pista de atletismo da UFF e a requalificação urbana de toda a região do Centro da Cidade, através do projeto que se encontra em fase final de licitação. Dentre essas obras, inclui-se a reforma da Praça Leoni Ramos (Praça da Cantareira). Outras iniciativas serão anunciadas em breve, dentre elas a implantação do Museu do Cinema, onde hoje é o Reserva Cultural. É bom lembrar que um pouco mais à frente, seguindo-se pela orla, a Prefeitura desenvolve um trabalho de restauração da Ilha da Boa Viagem. Chegando a Icaraí, a Prefeitura já anunciou o lançamento do edital para a restauração do Cinema Icaraí. Portanto, são estes alguns dos investimentos estruturantes para a recuperação do patrimônio cultural da cidade já anunciados como parte do Plano Niterói 450 Anos.

Criado em 2013, o Niterói de Bicicleta já implantou mais de 70 km de ciclovias na cidade e vem fazendo da cidade uma referência de política para o transporte ativo e mobilidade sustentável. A adesão da população de Niterói à bicicleta é tão grande que, por exemplo, na Avenida Marquês de Paraná, via que liga Icaraí ao Centro, já são mais de 750 bicicletas por hora no horário de pico, fazendo dela uma das ciclovias mais movimentadas do país. A meta é chegar em 2024 ultrapassando em muito a meta de 100 km de infraestrutura cicloviária.

Axel Grael
Prefeito de Niterói


3 comentários:

  1. 750 bikes por hora? e o sr ja contou quantos veiculos passam por ali por hora? sao milhares.. e essa bikes sao responsaveis pela diminuiçao das pistas destinadas aos veiculos, que ficaram espremidos em 3 pistas somente na roberto silveira. cade as providencias pra melhorar otransito?

    ResponderExcluir
  2. Um ano após o anúncio da reforma da praça, nada fizeram com o castelinho, cada vez mais deteriorado. A prefeitura está esperando este imóvel desmoronar? Fica mais barato assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As obras estão em andamento e a reforma do Castelinho já teve a Ordem de Início. Vai ficar lindo e sediará o programa Niterói de Bicicleta

      Excluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.