sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

NITERÓI É A MELHOR CIDADE DO ESTADO DO RIO PARA EMPREENDER, DIZ MINISTÉRIO DA ECONOMIA




Os resultados do Índice de Concorrência dos Municípios Brasileiros (ICM), levantamento feito pelo Ministério da Economia que avalia o ambiente de negócios dos municípios brasileiros, trouxeram boas notícias sobre Niterói. Nossa cidade está na liderança do ranking estadual, firmou-se em 3º entre os 1.668 da Região Sudeste, e em 12º lugar no ranking geral. O bom desempenho retrata os esforços feitos pela Prefeitura de Niterói desde 2013, no início da gestão Rodrigo Neves. O trabalho do município, desde então, vem sendo feito com foco em aprimorar a gestão econômica da cidade para oferecer qualidade de vida aos moradores, atraindo negócios.

Niterói foi destaque em nove temas: Empreendendo no Município; Infraestrutura do Município; Construindo no Município; Qualidade da Regulação Urbanística; Liberdade Econômica; Concorrência em Serviços Públicos; Segurança Jurídica, Contratando com o Poder Público e Tributação. E nada disso é por acaso! Nos últimos anos, a Prefeitura de Niterói se empenhou em organizar a gestão fiscal do município, investir na desburocratização dos processos para facilitar a abertura de novos negócios e atrair mais empregos para a cidade, além de promover a transformação digital da administração municipal. Durante a pandemia, o município ofereceu auxílios como o Empresa Cidadã e o Supera Mais para apoiar as empresas e, em 2021, lançou a Moeda Social Arariboia. Essa é uma cidade com políticas públicas bem estruturadas, alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e grande vocação para o empreendedorismo.

No final de dezembro, por exemplo, sancionei a Lei de Desburocratização dos Alvarás para permitir a dispensa de alvará nas atividades de baixo risco e dar concessão automática do Alvará provisório, em 24 horas, para as atividades econômicas de médio risco em Niterói. Não estamos medindo esforços para que o ecossistema do empreendedorismo funcione bem na cidade. É uma prioridade para Niterói promover adequações na legislação local e investimentos para tornar o município cada vez mais próspero e atraente aos investidores privados.

A liderança no ranking estadual de melhor ambiente para negócios é uma vitória que muito nos orgulha, ainda mais nesse ano em que comemoramos os 450 anos da fundação da cidade. Seguimos trabalhando para deixar Niterói cada vez mais atrativa a investimentos, acelerando o crescimento econômico da cidade.

Axel Grael
Prefeito de Niterói




2 comentários:

  1. o sr tem retirado pistas que eram destinadas a veiculo pra fazer ciclovias.. os veiculos pagam IPVA e tem direito a andarem em ruas bem pavimentadas , nao essas ruas todas esburacadas de niteroi.. e todos ficam presos em engarrafamentos por conta dos sinais que sao burros e nao colaboram entre si pra fazer o fluxo andar. hega de hipocrisia.. as bikes nao vao resolver os problemas de niteroi..

    ResponderExcluir
  2. so pnesa nas oNGs.. lamentavel

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.