sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

OBRAS NA ROTATÓRIA DE CAMBOINHAS AVANÇAM E TÊM ENTREGA PREVISTA PARA JULHO

 



Na manhã desta quinta-feira (19), fiz uma visita de vistoria às obras na rótula de Camboinhas, que estão caminhando a todo vapor. A remodelação do atual acesso ao bairro vai melhorar o fluxo de veículos para quem está entrando pela Avenida Professor Florestan Fernandes e para quem segue em direção à Piratininga, além de contar com a construção de duas estações de ônibus nos mesmos moldes das estações da Transoceânica. O investimento da Prefeitura de Niterói nas intervenções é de R$ 15,8 milhões e a previsão é que a obra seja concluída em julho deste ano.

Essa é mais uma obra de grande importância para o trânsito da Região Oceânica e da cidade toda, já que este local é um dos principais gargalos de fluxo de veículos da cidade. A remodelagem da rotatória faz parte dos projetos do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Niterói - PMUS, assim coma a expansão da malha cicloviária da cidade, a nova Alameda, o acesso à Rua Mem de Sá, a revitalização do trecho norte da Avenida Marquês de Paraná e de toda a Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro.

Perspectiva de como ficará a rotatória de acesso a Camboinhas e ao Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis.

Como explica o arquiteto e secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, esta é uma solução que vai mudar totalmente o acesso à Camboinhas e à Piratininga, mas que tem alguns desafios de engenharia. Serão criadas duas pontes e feito o desmonte de uma rocha para criar as novas vias. Além de organizar melhor o fluxo de veículos, a rotatória também ganhará um "parcão" para os peludos e uma praça. O ponto fará a conexão das ciclovias de Piratininga, da entrada de Camboinhas e de uma das principais entradas para o Parque Orla Piratininga de Piratininga Alfredo Sirkis.

Durante uma transmissão ao vivo que fizemos do local, o secretário Regional Oceânico, Binho Guimarães, lembrou que uma das nossas grandes preocupações foi não começar as intervenções na Av. Almirante Tamandaré no período de alta temporada do verão, quando a Região Oceânica recebe muitos visitantes. Foram feitas diversas reuniões com as associações de moradores locais para explicar melhor a obra e deixar todos a par das intervenções.

A previsão é que a obra seja concluída em julho, mas como detalha o presidente da Emusa, Paulo César Carreira, haverão entregas parciais antes disso. Um dos exemplos são as duas pontes que vão passar pelo canal de Camboatá. A primeira será entregue no final de março. A equipe de obras está executando a fundação das pontes e o desmonte de uma rocha com corte de fio diamantado. Também estão acertando o terreno do parcão e fazendo as marcações dos tentos. A contenção para o local onde ficará o parque já foi finalizada.

Ciclovia da Avenida Florestan Fernandes

Vistoria nas obras de implantação da ciclovia na Avenida Florestan Fernandes, em Camboinhas.

Também estão andando muito bem as obras da ciclovia em Camboinhas, com previsão para serem finalizadas em março. São 1,60km de ciclovia segregada na Avenida Florestan Fernandes, uma das maiores do bairro.

A administração pública é uma corrida sem linha de chegada, por isso a Prefeitura de Niterói trabalha incansavelmente para resolver os desafios que vão surgindo na cidade. Tenho certeza de que, quando pronta, a nova rotatória de Camboinhas será um ponto muito importante da Região Oceânica, com grande melhora do acesso aos bairros locais. Vamos em frente!

Axel Grael
Prefeito de Niterói


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.