quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

TEMPLO DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO CAMINHO NIEMEYER: ASSINEI O TERMO DE CESSÃO DO TERRENO

 

Axel Grael com o pastor Samuel Câmara.


Assinei na última quarta-feira (25) o termo de cessão de um terreno no Caminho Niemeyer, no Centro, para a construção de um templo da Assembleia de Deus. A construção deste espaço é um sonho antigo da cidade, seguindo o projeto do grande arquiteto Oscar Niemeyer, que previa em sua concepção inicial uma igreja evangélica. Assim, o conjunto arquitetônico tomará seu aspecto original, tendo uma praça com um templo católico (Catedral São João Batista, com obras em andamento) e outro evangélico. 

Também estiveram na reunião de assinatura do termo de cessão o pastor Samuel Câmara, líder das Assembleias de Deus de Belém (PA), que é a primeira igreja pentecostal fundada no Brasil e que em 2024 celebrará o seu centenário, o vereador Fabiano Gonçalves e diversas autoridades da igreja Assembleia de Deus. O planejamento da equipe da igreja evangélica é iniciar as obras ainda em 2023, justamente quando nossa querida Niterói chega aos 450 anos. É a obra que falta para concluir o projeto original do Niemeyer, em um local que inspira e orgulha os niteroienses.


Projeto de Niemeyer para o templo da Assembleia de Deus

Como explicou o procurador geral de Niterói, Dr. Francisco Soares, para observar a impessoalidade, conforme rege a lei nos órgãos públicos, a Prefeitura de Niterói lançou um edital para que as entidades religiosas manifestassem seu interesse, desde que tivessem um projeto de Niemeyer. Essa era a pré-condição e, no caso, apenas a Assembleia de Deus se manifestou.

O Caminho Niemeyer começou a ser concebido em 1997, um ano após a inauguração do MAC. Niemeyer apresentou a primeira maquete em 1999 e as obras começaram em 2002, tendo a sua inauguração ocorrida em 2007. Veja a história do Caminho Niemeyer.


Nova Catedral de São João Batista, com projeto de Oscar Niemeyer, que já se encontra em construção. Foto Divulgação Instituto Nova Catedral

Importante lembrar que essa semana assinei também a licença para obras que vão integrar o Caminho Niemeyer com o Centro e urbanizar e requalificar uma área de 65 mil metros quadrados onde funcionava um supermercado e que atualmente é utilizada como estacionamento. 


Integração do Caminho Niemeyer com a Avenida Visconde de Rio Branco.

Teremos ali uma região atrativa e revitalizada, com um polo de eventos e de turismo. O futuro templo da Assembleia de Deus certamente reforçará o Caminho Niemeyer como um espaço de turismo, de contemplação e de reflexão. 

Axel Grael
Prefeito de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.