Assinei na última quarta-feira (25) o termo de cessão de um terreno no Caminho Niemeyer, no Centro, para a construção de um templo da Assembleia de Deus. A construção deste espaço é um sonho antigo da cidade, seguindo o projeto do grande arquiteto Oscar Niemeyer, que previa em sua concepção inicial uma igreja evangélica. Assim, o conjunto arquitetônico tomará seu aspecto original, tendo uma praça com um templo católico (Catedral São João Batista, com obras em andamento) e outro evangélico.
Também estiveram na reunião de assinatura do termo de cessão o pastor Samuel Câmara, líder das Assembleias de Deus de Belém (PA), que é a primeira igreja pentecostal fundada no Brasil e que em 2024 celebrará o seu centenário, o vereador Fabiano Gonçalves e diversas autoridades da igreja Assembleia de Deus. O planejamento da equipe da igreja evangélica é iniciar as obras ainda em 2023, justamente quando nossa querida Niterói chega aos 450 anos. É a obra que falta para concluir o projeto original do Niemeyer, em um local que inspira e orgulha os niteroienses.
Como explicou o procurador geral de Niterói, Dr. Francisco Soares, para observar a impessoalidade, conforme rege a lei nos órgãos públicos, a Prefeitura de Niterói lançou um edital para que as entidades religiosas manifestassem seu interesse, desde que tivessem um projeto de Niemeyer. Essa era a pré-condição e, no caso, apenas a Assembleia de Deus se manifestou.
O Caminho Niemeyer começou a ser concebido em 1997, um ano após a inauguração do MAC. Niemeyer apresentou a primeira maquete em 1999 e as obras começaram em 2002, tendo a sua inauguração ocorrida em 2007. Veja a história do Caminho Niemeyer.
Prefeito de Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.