quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

ASSINADO O EDITAL DE LICITAÇÃO PARA OBRAS DE REFORMA E REABERTURA DO CINEMA ICARAÍ




A Prefeitura de Niterói está se preparando para resgatar um espaço importantíssimo da cidade! Nesta terça-feira (10), assinei o edital de licitação para o início da esperada obra de reforma e reabertura do Cinema Icaraí, tão presente na memória afetiva de muitos niteroienses. O cinema está fechado desde 2006, mas graças a uma parceria importantíssima com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o espaço está cedido à Prefeitura pelos próximos 40 anos.

O prédio, tombado e com estilo art déco, contará com três salas de cinema de última geração e uma grande sala para concertos, que abrigará a Orquestra Nacional da UFF. Além disso, o local ganhará quatro espaços de gastronomia. Segundo o anteprojeto, já aprovado pelo Inepac, o Cinema terá um aumento de 1.267,00 m2 de área construída.

Concepção

O projeto foi concebido de forma a cumprir todas as orientações dos órgãos de patrimônio e também de forma a permitir que haja a capacidade de geração de receitas, visando viabilizar uma futura parceria público-privada ou reduzir os custos operacionais. Por isso, a previsão de restaurantes e as várias salas de cinema, restaurantes e outros serviços.




Detalhes da obra

A reforma inclui a preservação da fachada e restauro do saguão com todos os seus elementos: bilheteria, bomboniere, piso, teto, portas, escadarias e, ainda, a instalação de escada rolante e elevador, oferecendo acessibilidade plena aos visitantes.

No salão, todos os componentes decorativos serão revitalizados e o palco será ampliado para comportar a Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense. A plateia terá capacidade para 299 pessoas e será instalada uma plataforma elevada para acesso ao subsolo. O projeto também inclui a revitalização deste subsolo, abaixo do palco, para área técnica e espaço de acervo e guarda de instrumentos.

O primeiro pavimento comportará os camarins, um mezanino para 69 pessoas e um restaurante. Já o segundo receberá toda a infraestrutura para atender a orquestra e também estarão localizadas as áreas administrativas do empreendimento.

As salas de cinema estarão localizadas no terceiro pavimento: uma delas terá capacidade para 150 lugares e outras duas com 65, cada. Além do espaço administrativo do cinema, o andar terá um café/bomboniere.

O quarto pavimento ganhará um bar bistrô e será criado um quinto para a construção de um restaurante com varanda e vista para o mar, sem retirar as características da fachada. Para colaborar com a sustentabilidade, serão instaladas na cobertura placas de módulos fotovoltaicos para a captura de energia solar e todo o prédio também terá sistema de captação de água da chuva para reuso.

O investimento será de cerca de R$55 milhões e o prazo de execução da obra será de 12 meses, a partir da assinatura da Ordem de Início.

Resgate de mais um patrimônio cultural de Niterói

Nossa gestão tem dado grande prioridade à preservação e restauração do patrimônio arquitetônico, histórico e cultural da cidade. É o caso das obras de restauração da Ilha da Boa Viagem e da Casa Norival de Freitas, já em andamento, e as desapropriações já realizadas do prédio da Estação da Cantareira, do "Castelinho do Gragoatá" e outras que estão em planejamento.

O Cinema Icaraí, desativado há 17 anos, faz parte da história de Niterói e sua recuperação é um desafio. Se trata de um projeto que foi sendo construído com a participação da UFF em um grande esforço iniciado na gestão Rodrigo Neves. O edital lançado nesta terça vai selecionar a empresa responsável pela obra e gestão do espaço, com uma concorrência licitatória pelo menor valor de gastos com a reforma.

A ideia é recuperar o cinema e que ele seja um espaço cultural com potencialidade de parcerias com a iniciativa privada, fomentando a economia e a geração de emprego e renda. Isso tudo traz o público e oferece um espaço multiuso.

Com o Novo Cinema Icaraí, mais uma vez nossa cidade se destaca na Cultura brasileira, recuperando um cinema de rua tombado por institutos de patrimônio. Já começar 2023 com um edital desta magnitude sinaliza o fôlego que estamos para realizar grandes projetos em Niterói este ano. Vamos em frente! Viva a cultura, viva o Cinema Icaraí e viva Niterói.

Axel Grael
Prefeito de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.