sábado, 20 de junho de 2020

CORONAVÍRUS: Niterói avança para o estágio Amarelo 2 do plano de transição gradual para o novo normal na segunda-feira (22)



Ponto de teste será no Caminho Niemeyer


Na segunda-feira, Niterói vai ter a transição para o estágio Amarelo, da metodologia do Plano de Retomada Gradual para o Novo Normal, adotado pela Prefeitura para orientar o processo de retorno de atividades econômicas e sociais.

A Prefeitura tem conduzido este processo de forma responsável, com uma metodologia definida transparente e baseado na ciência. Para assessorar e validar as decisões quanto à implementação do Plano, foi constituído um Conselho Científico, com a participação de especialistas da UFF, UFRJ e FIOCRUZ, e presidido pelo reitor da UFF, Dr. Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega.

Toda semana, é divulgado a nota da cidade no site da Prefeitura (vide aqui). A pontuação atual é 7,63, que permite a transição para o estágio Amarelo, que se iniciará no dia 22 de junho.

O importante é que a mudança de estágio não é um relaxamento dos cuidados preventivos para evitar a COVID-19. A Prefeitura acaba de distribuir mais 1 milhão de máscaras, continua controlando as aglomerações e mantém as barreiras sanitárias.

A colaboração de todos é importante pois caso haja um recrudescimento da pandemia, poderá ser necessário retroceder e fechar atividades.

Por isso, é importante que cada um faça a sua parte e só saia de casa se for necessário e, nesse caso, saia de máscara.

Axel Grael



---------------------------------------------------


A imagem pode conter: ônibus e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Ações de fiscalização e medidas de prevenção seguem em diversos pontos da cidade no combate à Covid-19. A Prefeitura está atuando em todas as frentes para vencer essa guerra em favor da vida, fazendo nosso dever de casa tomando medidas concretas, rápidas e eficientes. Uma das medidas adotadas são as barreiras sanitárias com aferição de temperatura e fiscalização quanto à utilização de máscara em operação através da Guarda Municipal. Com diversas ações como essas, mais de 1500 vidas já foram salvas.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, sapatos e atividades ao ar livre
Equipes administrações regionais @NiteroiPref seguem hoje trabalhando na distribuição de máscaras e orientação dos cidadãos em comunidades e bairros de nossa cidade. Faça sua parte: persevere no distanciamento social e use a máscara em caso de necessidade de ir à rua!


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, montanha, céu, atividades ao ar livre e natureza
Nessas semanas já foram distribuídas mais de 1 milhão de máscaras para cidadãos em todos bairros e regiões de Niterói. Desde 21/05, o uso é obrigatório e a infração pode resultar em multa de R$180,00 por cada autuação. Faça sua parte: sua máscara protege o próximo e nossa cidade!



Niterói avança para o estágio Amarelo 2 do plano de transição gradual para o novo normal na segunda-feira (22)

19/06/2020 - Em pronunciamento nas redes sociais da Prefeitura, na noite desta sexta-feira (19), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou que a partir de segunda-feira (22), a cidade entra no estágio amarelo nível 2, penúltima fase de transição gradual da cidade, já que a cor verde só será atingida com a vacina contra o coronavírus. Todos os estabelecimentos e espaços públicos autorizados a funcionar nesta fase e os devidos protocolos que deverão ser seguidos serão publicados no Diário Oficial deste sábado (20).

De acordo com as novas regras, poderão funcionar pequenos e médios comércios varejistas de rua com 50% de capacidade do estabelecimento e com horário de funcionamento de 12h às 20 horas. Os centros comerciais de rua da Região Oceânica e de Pendotiba também poderão abrir. Clubes estarão liberados para a prática de atividades físicas individuais e com restaurantes e bares fechados. Os templos religiosos também poderão abrir suas portas para atividade presencial com 25% de ocupação dos assentos e com a regra de distanciamento social.

O Campo de São Bento, em Icaraí, o Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) e o Horto do Fonseca poderão abrir das 10h às 20h30, apenas para a prática de atividades individuais e caminhada. Os outros parques e praças da cidade continuam fechados. As praias da cidade e os quiosques da orla também permanecem fechados. O horário para a prática de atividades físicas no calçadão também sofreu alteração: das 10h30 às 12h30 será exclusivo para idosos. Das 6 às 10h30 e das 16 às 22 horas para os demais.

O prefeito enfatizou que Niterói foi a primeira cidade da Região Metropolitana a retomar, de maneira gradual, as suas atividades, no dia 21 de maio, quando saiu do estágio roxo e chegou ao estágio laranja.

“Graças à perseverança e disciplina de toda a população niteroiense, e também às ações da Prefeitura de Niterói, que foram duras, mas no momento certo para conter o avanço da pandemia do coronavírus, hoje atingimos índices que nos permitem avançar para o nível Amarelo 2 no plano de transição gradual para o novo normal. Para tomar essa decisão, levamos em consideração os mais de 20 mil testes realizados, o achatamento da curva de transmissão e de óbitos, além da marca de 75% de recuperados da doença e de 35% de leitos ocupados. Fizemos o que parecia impossível. Achatamos a curva de transmissão da doença e impedimos um colapso na rede pública de saúde, enquanto trabalhávamos na expansão da retaguarda de saúde. Isso salvou centenas de vidas em Niterói", afirmou Rodrigo Neves.

Os shoppings continuarão fechados ao público até uma nova avaliação dos indicadores. Até lá, estes estabelecimentos poderão operar com sistema drive-thru das lojas, no qual os clientes só podem acessar os estabelecimentos de carro para a retirada dos produtos comprados previamente.

Escolas, universidades, academias de ginástica, teatros e cinemas permanecem fechados. Bares e restaurantes também, sendo permitido apenas o sistema delivery. Atividades de excursões e passeios não estão autorizados nesta fase. Profissionais de Educação Física podem desenvolver suas atividades em espaços abertos, como praias, parques e áreas abertas dos clubes. A recomendação é para que pessoas acima de 60 anos continuem trabalhando home office.

"Nós estruturamos um plano com base na ciência, nos indicadores e nas melhores experiências internacionais um plano autêntico, original e transparente, que trabalha com indicadores que podem ser verificados por qualquer cidadão no site da Secretaria de Saúde. Esses indicadores estão relacionados à taxa de letalidade, taxa de recuperação, taxa de transmissão do vírus, capacidade de abertura de novos leitos e taxa de ocupação de leitos”, explicou Rodrigo Neves. “E essa métrica, bem transparente e objetiva, define os estágios que, por uma conveniência de comunicação, são definidos por cores. Estávamos até hoje no estágio laranja, onde a pontuação, a partir dessas métricas, vai de 10 a 15 pontos. A métrica calculada no dia de hoje nos coloca com uma pontuação de 7,63, que é do nível amarelo 2, que vai de 5 a 10. E isso permite que avancemos a partir da segunda-feira para esse novo estágio no plano de transição gradual para o novo normal", disse o prefeito.

Todos os estabelecimentos autorizados a funcionar devem seguir todas as recomendações de funcionamento como a obrigatoriedade do uso de máscara, a medição de temperatura e álcool em gel na entrada, além das regras de distanciamento social dentro e fora dos estabelecimentos. O prefeito lembrou, também, que as barreiras sanitárias com os municípios limítrofes continuam nas entradas da cidade, assim como a medição de temperatura na estação das barcas e a fiscalização em terminais rodoviários. O uso de máscara também continua sendo obrigatório.

“Protocolos continuam sendo orientados e cada vez mais fiscalizados. A cada vez que evoluímos é fundamental que todos façam sua parte. Só teremos o estágio verde depois da vacina. Por isso, vamos precisar nos acostumar com esses hábitos do novo normal por mais alguns meses. A taxa de transmissão do vírus é determinada, sobretudo, pelo comportamento dos cidadãos. É fundamental perseverar nesses protocolos e, sempre que possível, estar em casa para que a gente não precise regredir nestes estágios. Não vou ter dúvidas em voltar ao estágio anterior caso os indicadores apontem um descontrole. Meu compromisso é com a vida e a saúde dos niteroienses”, completou Rodrigo Neves.

Boletim – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (19), Niterói tem 4.274 casos confirmados de Covid-19, com 769 em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Fundação de Saúde do Município. A cidade registra, até o momento, 175 óbitos e tem 3.203 pacientes recuperados.

Fonte: Prefeitura de Niterói




------------------------------------------------



LEIA TAMBÉM:

CORONAVÍRUS: Fiocruz divulga resultado da parceria com a Prefeitura de Niterói  
CORONAVÍRUS: Prefeitura de Niterói garante transparência dos seus gastos no combate à COVID-19  CORONAVÍRUS: Prefeitos repudiam posição do Governo Federal contra as medidas de contenção social
CORONAVÍRUS: Dois hotéis serão arrendados para abrigar a população de rua em Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.