sábado, 6 de junho de 2020

NA DESPEDIDA DA PREFEITURA DE NITERÓI, UMA CARTA DE AGRADECIMENTO AO PREFEITO RODRIGO NEVES PELA CONFIANÇA E APOIO






Dois de junho foi o meu último dia como secretário da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG, encerrando um ciclo de 7,5 anos na Prefeitura de Niterói, onde comecei como vice-prefeito, eleito em 2012, junto com o prefeito Rodrigo Neves. Posteriormente, exerci os cargos de secretário executivo e depois secretário da SEPLAG.

Sempre trabalhei muito, desde a minha adolescência, quando dividia o meu tempo entre a vela, o curso de engenharia florestal na UFRuRJ (1977-1983) e a militância ambientalista. Em 1980, fundei o Movimento de Resistência Ecológica - MORE, organização ambientalista pioneira em Niterói e no Rio de Janeiro, criada para defender a Baía de Guanabara, para a proteção e recuperação das lagoas de Piratininga e Itaipu, a criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca - PESET e tantas outras campanhas. Depois vieram o Movimento Cidadania Ecológica e o Instituto Baía de Guanabara - IBG, organizações que eu também presidi, além de outras que participei (FBCN, REBRAF, PRESERVALE etc). Nunca deixei de atuar como ambientalista, mas desenvolvi a minha carreira como engenheiro florestal tendo trabalhado na Amazônia, no Cerrado e na Mata Atlântica. Continuei sempre como ambientalista, enquanto atuava ora na iniciativa privada, ora na administração pública. 

Em outra vertente de atuação, ajudei os meus irmãos a fundar o Projeto Grael, em 1998, organização social pioneira no uso de barcos para educar e incluir socialmente, que já deu oportunidade para cerca de 20 mil jovens para se iniciar em esportes náuticos, aprender profissões e participar de iniciativas ambientais. 

Tornei-me servidor público de carreira, como engenheiro florestal da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro - SMAC, após aprovação como 3º colocado em concurso público realizado em 1996. No setor público, cabe destaque aos cargos exercidos como presidente do IEF-RJ (1991-1994), da FEEMA (1999-2000 e 2007-2008), subsecretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (2001-2002), além de secretário Executivo da Fundação Parques e Jardins (1995-1997) e outros cargos importantes na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Chegou a data do encerramento deste ciclo na Prefeitura de Niterói, por força da legislação eleitoral, pois fui anunciado como pré-candidato a prefeito da cidade de Niterói, lançado pelo prefeito Rodrigo Neves e pelo PDT, como o nome para a sua sucessão, se assim for a escolha do eleitorado municipal.

Como disse, sempre trabalhei muito, mas nunca trabalhei tanto como na Prefeitura de Niterói. E nunca consegui realizar tanto, graças ao apoio do prefeito Rodrigo Neves. Foram muitos projetos que sonhei, desde o início da minha militância ambientalista e social em Niterói.

Foi o que afirmei numa live realizada junto com o prefeito realizada no dia 02 de junho. Na ocasião, apresentei-lhe uma carta aberta ao prefeito, na qual agradeço a confiança, a parceria e o empenho em concretizar o sonho de trabalhar por Niterói. 

Quando olho para trás, parece que começamos ontem. Quando olho para tudo que fizemos, parece que estivemos aqui há décadas. 

Vamos à luta para os novos desafios, com todo o empenho e dedicação que sempre tivemos. 

Axel Grael



----------------------------------------------------------


Segue abaixo, a carta completa: 


-----------------------------------------------------------



Niterói, 2 de junho de 2020.


Ao meu amigo Rodrigo Neves,

Quando, em 2012, iniciamos nossa jornada rumo à Prefeitura de Niterói, sabíamos do desafio que estávamos abraçando. Àquela altura, a cidade estava afundada em dívidas, com obras inacabadas e dificuldades nos diferentes setores da administração. Não tínhamos dúvidas de que seria um longo e árduo caminho até a Niterói que queríamos.

Quando olho para trás, parece que começamos ontem. Quando olho para tudo que fizemos, parece que estamos aqui há décadas. Planejamos, traçamos metas, trabalhamos muito, superamos desafios, buscamos soluções e colhemos frutos. Nunca trabalhei tanto e nunca me senti tão produtivo quanto neste período de 2013 pra cá. Tenho em meu currículo uma série de cargos públicos e privados. Sempre me dediquei muito, mas nunca tive a oportunidade de realizar tanto como nestes últimos 8 anos. O túnel Charitas-Cafubá foi uma obra emblemática, mas não foi a única a encurtar distâncias.

A construção de 25 escolas deixou os niteroienses mais próximos de oportunidades, a reabertura do Getulinho e a expansão do Médico de Família permitiram que milhares de pessoas tivessem acesso a atenção básica de Saúde. Urbanização de comunidades, as centenas de obras de contenção de encostas, a universalização da distribuição de água e os quase 100% de tratamento de esgoto se traduziram em mais qualidade de vida e dignidade para os cidadãos. Saímos de uma Defesa Civil precária em 2013 que hoje está entre as 6 melhores do país.

Levamos infraestrutura e prática esportiva para as comunidades, tendo como grande exemplo o Parque Esportivo do Caramujo, e fomos protagonistas na Rio 2016, abrigamos inúmeras delegações esportivas internacionais e fomos a grande sede da vela.

A democratização da Cultura é hoje uma realidade, com a recuperação de espaços importantes, implementação de projetos e eventos diversificados em todas as regiões da cidade.

Também investimos pesado em Segurança Pública, uma atribuição constitucional do Governo do Estado. Prioridade para os niteroienses, o combate à violência também se tornou prioridade para a Prefeitura de Niterói, que construiu o Centro Integrado de Segurança Pública, implantou o Niterói Presente e o cercamento eletrônico. As ações, cujos resultados já aparecem na queda dos índices de criminalidade, foram planejadas pelo Pacto Niterói Contra a Violência, que também instituiu iniciativas no eixo da prevenção, como o Projeto Ecosocial e o Poupança Escola.

Sustentabilidade deixou de ser discurso eleitoreiro, uma política periférica e se tornou uma prioridade de governo. Niterói passou a ter 50% de seu território como área de proteção ambiental. O significativo aumento da balneabilidade de nossas praias fez até Icaraí ganhar o carinhoso apelido de 'Icaraíbe'. Com o PRO Sustentável chegamos à vanguarda das políticas públicas ambientais.

Lembra que em 2012 pedalamos pela cidade e prometemos uma Niterói ciclável? Isso hoje é uma realidade. Implantamos 45 km de ciclovias e ciclorrotas e demos início à implantação de mais de 60 km na Região Oceânica. Construímos um bicicletário que já tem 10.500 cadastrados. Com tudo isso, quintuplicamos o número de ciclistas entre 2015 e 2019 e temos o maior índice de mulheres pedalando.
Desde 2013, foram plantadas mais de 70 mil mudas em Niterói em decorrência de medidas compensatórias e trabalho voluntário. Ainda foram lançadas 10 mil sementes na restinga de Itacoatiara e 75 mil no Parnit. Em área urbana, foram plantadas 3.700 mudas.

A modernização da gestão facilitou processos, agilizou iniciativas e permitiu a implantação de sistemas de participação popular, transparência e controle, tão imprescindíveis para a administração pública. Desde 2018, o Município tem uma controladoria independente, atuante e autônoma. Não à toa, a Prefeitura de Niterói evoluiu do 58º lugar (2012) para o 1º lugar (2017 e 2019) em gestão fiscal no ranking da Firjan. Niterói também conquistou o 1º lugar em transparência em rankings do Ministério Público Federal e da Controladoria Geral da União.

Deixo hoje a administração municipal com a certeza de que Niterói está no caminho certo, preparada para os desafios impostos, sobretudo agora, com esta pandemia que pressiona os alicerces de todo o mundo e nos fez atuar intensamente, com planejamento, para proteger a população niteroiense das ameaças sanitárias, sociais e econômicas.

Nestes oito anos, nossa relação de parceria se transformou numa sólida amizade, baseada na confiança e admiração que hoje une nossas famílias. Para os niteroienses, você é o prefeito que transformou a cidade para melhor, a tornou referência e devolveu a autoestima do nosso povo. Para mim, é muito mais que o líder desta gestão, é um amigo que se destaca pela capacidade de diálogo e realização. É a liderança política que ainda tem muito a contribuir para que tenhamos dias cada vez melhores.

Só tenho a agradecer por fazer parte desta história de lutas e conquistas. Muito me orgulha ver nossa Niterói estruturada e forte, pronta para mais um ciclo de inovação e desenvolvimento econômico com sustentabilidade, inclusão e justiça social.

Muito obrigado! Que venham os novos desafios!

Axel Grael




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.