Em Münster, as bicicletas são as donas das ruas. Foto Axel Grael |
Bicicletas estacionadas na maior parte das ruas. Foto Axel Grael |
Numa escada, guias de metal ajudam aos ciclistas para superar os degraus com mais facilidade. Foto Axel Grael |
Uma cidade onde a bicicleta reina
Estou na Alemanha, participando do Connective Cities Dialogue Event: Climate Proofing Urban Development, evento promovido pela organização Connective Cities e pelo governo alemão, através do Federal Ministry for Economic Cooperation and Development - BMZ. O evento tem o apoio do GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), também do governo alemão, além da Associação Alemã de Municípios (Deutscher Städtetag) e da instituição Engagement Global / Service Agency Communities in One World.
Representantes de 15 cidades, além de universidades e das organizações promotoras do evento, se reuniram em Dortmund para compartilhar boas práticas de políticas públicas para o clima e discutir formas de cooperação.
Como parte da minha agenda na Alemanha, visitei Münster, uma cidade localizada no Centro do país e que é considerada a Capital da Bicicleta na Alemanha e a Capital da Proteção Climática.
Embora seja canalizado, o rio que cruza a cidade apresenta águas muito limpas. Fotos Axel Grael |
Münster
Localizada na Westfália, embora hajam registros muito mais antigos, a origem da cidade remonta ao Século VIII, quando em 793, o missionário frísio, Lúdiger, fundou um bispado, que em 1068 passou a se chamar Monastério (origem do nome da cidade). Foi elevada ao status de cidade em 1170.
A localização estratégica fez a cidade prosperar durante o período da Liga Hanseática (Séculos XIII e XIV).
A cidade passou por longas e sangrentas disputas entre católicos e protestantes. Em 1534, um exército católico derrotou os protestantes, que haviam instalado um estado teocrático um ano antes. O rei João de Leiden foi executado e a paz voltou à cidade. Em 1815, a cidade tornou-se a capital da Westfália Prussiana.
Na II Guerra Mundial, a cidade foi novamente palco de lutas e destruição e muitas das igrejas góticas e outras construções na cidade, do Século XIII ao Século XV, foram destruídas pelos bombardeios e posteriormente reconstruídos.
Uma nova Münster, com vocação sustentável
Hoje, artes e ciências são as principais atividades em Münster. É uma cidade universitária, com uma das maiores proporções de estudantes na Alemanha. São 58 mil estudantes universitários e pelo menos um quarto da população da cidade estuda, leciona, pesquisa ou trabalha numa das oito universidades locais (site da cidade de Münster).
A cidade impressiona com os seus números relacionados à mobilidade por bicicletas, como pode ser visto abaixo:
Há uma forte atenção para o problema da segurança do uso da bicicleta. Na década de 1990, os ciclistas representavam 50% dos acidentes no trânsito na cidade e, portanto, implantaram um programa de prevenção chamado "Vision Zero", ou seja, zero acidentes.
Conforme informa o site oficial da Cidade de Münster, são tantas bicicletas, que a cidade estabeleceu regras rígidas de conduta para os ciclistas, impondo multas para os infratores, conforme a seguir:
A experiência de Münster e outras cidades alemãs passam a ser mais uma inspiração para a nós, que temos dentre as nossas responsabilidades, a coordenação geral do programa Niterói de Bicicleta, que integra a estrutura da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG.
As ideias são muito bem-vindas, justamente agora que estamos implantando a ciclovia da Avenida Marquês do Paraná (obras em andamento), que permitirá a conexão das duas principais ciclovias da cidade - das avenidas Roberto Silveira e Amaral Peixoto, a conclusão do Plano Cicloviário da Região Oceânica de Niterói e a licitação do Sistema de Bicicletas Compartilhadas de Niterói.
É Niterói avançando no rumo da sustentabilidade e de se tornar uma referência de cidades cicláveis no Brasil.
Axel Grael
Coordenador Geral do programa Niterói de Bicicleta
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói
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ANOTAÇÕES DA VISITA A DORTMUND, ALEMANHA
NITERÓI CONSTRÓI PARCERIAS COM A ALEMANHA EM SUSTENTABILIDADE URBANA E CLIMA
SOLUÇÕES URBANAS PARA UMA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL NA ALEMANHA
Como as bicicletas tomaram as ruas das cidades holandesas Localizada na Westfália, embora hajam registros muito mais antigos, a origem da cidade remonta ao Século VIII, quando em 793, o missionário frísio, Lúdiger, fundou um bispado, que em 1068 passou a se chamar Monastério (origem do nome da cidade). Foi elevada ao status de cidade em 1170.
A localização estratégica fez a cidade prosperar durante o período da Liga Hanseática (Séculos XIII e XIV).
A cidade passou por longas e sangrentas disputas entre católicos e protestantes. Em 1534, um exército católico derrotou os protestantes, que haviam instalado um estado teocrático um ano antes. O rei João de Leiden foi executado e a paz voltou à cidade. Em 1815, a cidade tornou-se a capital da Westfália Prussiana.
Na II Guerra Mundial, a cidade foi novamente palco de lutas e destruição e muitas das igrejas góticas e outras construções na cidade, do Século XIII ao Século XV, foram destruídas pelos bombardeios e posteriormente reconstruídos.
No Centro Histórico, turistas e moradores locais enchem as ruas de pedestres. Foto Axel Grael |
O relevo levemente acidentado e a pavimentação tradicional feita de pedras não impede o enorme número de ciclistas. Fotos de Axel Grael |
Onde há espaço, as ciclovias e ciclofaixas compartilham ruas ou calçadas com automóveis e pedestres. Na cidade, praticamente não se vê ciclovias compartilhadas. Foto Axel Grael. |
Uma nova Münster, com vocação sustentável
Hoje, artes e ciências são as principais atividades em Münster. É uma cidade universitária, com uma das maiores proporções de estudantes na Alemanha. São 58 mil estudantes universitários e pelo menos um quarto da população da cidade estuda, leciona, pesquisa ou trabalha numa das oito universidades locais (site da cidade de Münster).
A cidade impressiona com os seus números relacionados à mobilidade por bicicletas, como pode ser visto abaixo:
- As políticas de estímulo à bicicleta em Münster existem há 70 anos (Münster Bicycle Capital, WWF)
- A cidade possui 280 mil habitantes, sendo que cerca de 100.000 preferem deslocamentos diários por bicicleta, ou "Leese", como chamam na gíria local. (site da Cidade de Münster)
- O número de bicicletas estimado em cerca de 500 mil (site da Cidade de Münster). Ou seja, existe quase 1,8 bicicletas por habitante - quase o dobro de bicicletas do que habitantes.
- Bicicletas representam 39% dos deslocamentos na cidade. Em 2014, os deslocamentos por automóvel caíram para 29%, ou seja, bem abaixo do número de deslocamentos por ciclistas. (site da Cidade de Münster)
- A malha cicloviária da cidade conta com cerca de 450 km nas principais ruas, além de 250 km nas vias de aceso à cidade. A infraestrutura cicloviária na cidade é composta na grande maioria por ciclofaixas, enquanto nas estradas de acesso são ciclovias segregadas (site da Cidade de Münster).
- A região de Münster (Münsterland) possui cerca de 4.500 km de rede cicloviária, que permite o turismo cicloviário por castelos e outras atrações daquela bela região. Oferecem serviços de "Bed and Bike". O serviço de aluguel de bicicletas e bicicletas compartilhadas está por toda a parte, além do "bicycle navigation systems" (tipo de GPS voltado para bicicletas), o que facilita muito a visitação de cicloturistas (site da Cidade de Münster).
Há uma forte atenção para o problema da segurança do uso da bicicleta. Na década de 1990, os ciclistas representavam 50% dos acidentes no trânsito na cidade e, portanto, implantaram um programa de prevenção chamado "Vision Zero", ou seja, zero acidentes.
Conforme informa o site oficial da Cidade de Münster, são tantas bicicletas, que a cidade estabeleceu regras rígidas de conduta para os ciclistas, impondo multas para os infratores, conforme a seguir:
- Pedalar na contramão: 20 euros
- Pedalar utilizando o celular: 25 euros
- Pedalar sem usar as mãos, utilizando fones de ouvido ou headphones: 10 euros
- Pedalar à noite sem farol e lanterna: 20 euros
- Furar o sinal vermelho: 125 euros + um mês sem poder dirigir qualquer veículos
- Pedalar com concentração etílica acima do nível 1.6: carteira cassada
Fonte: Cidade de Münster
Inspiração
A experiência de Münster e outras cidades alemãs passam a ser mais uma inspiração para a nós, que temos dentre as nossas responsabilidades, a coordenação geral do programa Niterói de Bicicleta, que integra a estrutura da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG.
As ideias são muito bem-vindas, justamente agora que estamos implantando a ciclovia da Avenida Marquês do Paraná (obras em andamento), que permitirá a conexão das duas principais ciclovias da cidade - das avenidas Roberto Silveira e Amaral Peixoto, a conclusão do Plano Cicloviário da Região Oceânica de Niterói e a licitação do Sistema de Bicicletas Compartilhadas de Niterói.
É Niterói avançando no rumo da sustentabilidade e de se tornar uma referência de cidades cicláveis no Brasil.
Axel Grael
Coordenador Geral do programa Niterói de Bicicleta
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói
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ANOTAÇÕES DA VISITA A DORTMUND, ALEMANHA
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