sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Niterói vai criar programa de apoio à agroecologia






Objetivo é criar mecanismos de indução e fomento da produção rural gerando emprego e renda

A prefeitura de Niterói vai criar políticas públicas de apoio a agroecologia para incentivar e fomentar a produção rural urbana na cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves durante reunião com representantes deste segmento nesta quinta-feira (15). O chefe do Executivo propôs a criação de um grupo de trabalho para que, no mês de setembro, o projeto seja lançado. Entre os benefícios estarão a criação de oportunidades para o escoamento interno da produção, abertura de linha de crédito para os agricultores, incentivo para comercialização e criação de um selo de qualidade e certificação.

Niterói tem hoje cerca de 68 produtores rurais diretos e 102 indiretos, trabalhando em sítios ou chácaras em corredores produtivos em localidades como: Muriqui, Pendotiba, Sapê, Rio do Ouro, Chibante, Vila Romana, Alto do Muriqui, Jacaré, Várzea das Moças e Engenho do Mato. Nesses locais, entre outras coisas, são produzidos queijo e leite de cabra, frutas e hortaliças, e cogumelos shiitake.

“Estamos criando o grupo de trabalho para o programa de apoio ao produtor urbano”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves. “Vamos regulamentar a agroecologia em Niterói de forma que o segmento fique garantido e tenha perenidade. A certificação é muito importante, mas até que se tenha o selo podemos criar outras iniciativas que possam dar suporte aos produtores”, reforçou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, destacou que vai se reunir com os representantes dos produtores e das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Assistência Social para traçar o planejamento para apoio aos produtores e regulamentação do selo.

“Niterói tem um bom mercado consumidor. Assim como fizemos com o selo cervejeiro, também vamos dar apoio aos produtores rurais da cidade. Vamos estudar a forma de legalização, certificação e também podemos intermediar financiamento com agências de fomento. É mais uma forma de movimentar a economia da cidade e promover emprego e renda”, disse o secretário.


Fonte: Folha de Niterói









Um comentário:

  1. Excelente e necessária iniciativa, só achei os números muito baixos, temo que só tenham sido identificados os produtores tradicionais nesse estudo. Deixando de lado os "novos" microempreendedores informais das regiões periurbanas, como o engenho do Mato. Pessoas preocupadas com a contaminação dos alimentos que estão pondo as mãos na massa e fazendo agricultura urbana e agroecologia, e até comercializando seus excedentes na vizinhança. Espero que essas vertentes não sejam negligenciadas na construção da política pública e tenham voz.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.