domingo, 29 de setembro de 2019

Usuários de TV por assinatura poderão receber informações sobre riscos de desastres naturais






A Defesa Civil tem um novo sistema de alerta de ocorrências: os usuários de TVs por assinatura de Niterói e de todo o Estado do Rio de Janeiro receberão as mensagens na televisão. Esse projeto reforça a plataforma de comunicação de alertas de ocorrências, como enchentes e deslizamentos, e é fruto de parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Agência Nacional de Telecomunicações.

O envio dos alertas será feito pela Defesa Civil de Niterói, que fará a emissão do aviso através da plataforma cedida pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Serão emitidos apenas alertas de risco alto ou muito alto, com 10 segundos de duração. Não é necessário se inscrever para o recebimento desse alerta, pois todos os assinantes de TV paga receberão as mensagens. Uma barra horizontal aparece no pé da imagem, com o alerta.

“O objetivo da Defesa Civil é que a população esteja com a maior segurança possível”, destaca o secretário de Defesa Civil e Geotecnia, tenente coronel Walace Medeiros. “Pretendemos fazer uso dessas mensagens sempre que for necessário, de acordo com os protocolos de emergência. Essa nova ferramenta nos equipara a defesas civis de países de primeiro mundo, que usam todos os meios de comunicação possíveis para antecipar cenários de risco. É mais uma iniciativa importante para tornar o nosso município cada vez mais resiliente e preparado para as ameaças relacionadas a eventos meteorológicos extremos”.

A previsão é que, em todo o país, cerca de 16 milhões de usuários recebam os alertas.

O novo sistema adotado pela Defesa Civil soma-se aos outros investimentos feitos pelo Município para melhoria e maior proteção da cidade e sua população. A Prefeitura trabalha na contenção das 56 áreas consideradas de mais alto risco pelo Plano de Gerenciamento e Prevenção de Riscos do Município. As obras fazem parte do programa Niterói Mais Resiliente, que vai investir R$ 424 milhões nos próximos dois anos nas áreas de gestão de riscos, fortalecimento da Defesa Civil, moradia e qualidade habitacional, política de resiliência e participação da sociedade e fiscalização.

“A Prefeitura vem, desde 2013, aprimorando os aspectos de proteção e defesa civil em Niterói. Além dos investimentos do Município em contenção de encostas, urbanização, manutenção de sirenes e sistemas de monitoramento, nosso trabalho está muito próximo da comunidade, pois acreditamos que o cidadão é o principal aliado no processo da Defesa Civil”, destaca Walace Medeiros.

Grupos de voluntários, capacitados pela Defesa Civil nos Nudecs (Núcleos de voluntários de Defesa Civil), também atuam nas comunidades onde há risco de deslizamentos, divulgando ações de prevenção onde residem, além de apoiarem as ações emergenciais em caso de chuvas intensas. Já o Grupo Executivo para o Crescimento Ordenado e Preservação das Áreas Verdes (Gecopav) realiza a fiscalização de áreas verdes e atua na prevenção de crescimento desordenado. Mais de 140 edificações irregulares foram demolidas e mais de 700 notificações foram emitidas nos últimos três anos.

O investimento da Prefeitura de Niterói também inclui o monitoramento meteorológico 24h, que permite a avaliação e adoção de estratégias da Defesa Civil, principalmente, no que tange aos eventos extremos de chuvas e ventos. Atualmente a cidade conta com 51 pluviômetros, que permitem o monitoramento em tempo real do volume de chuva que incide em cada região, possibilitando a tomada de ações de avaliação de risco e de eventuais evacuações de área com o uso do Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes.

Estão instaladas na cidade 30 plataformas do Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes, em 25 comunidades. Esses equipamentos, fruto de parceria com o governo estadual, possibilitaram estabelecer um protocolo de evacuação de residências em função do aumento do risco de deslizamento, com o propósito fundamental de preservar vidas. Em cada comunidade onde há sirene, as rotas de fuga seguras foram sinalizadas para facilitar o acesso dos moradores.


Fonte: Prefeitura de Niterói













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.