domingo, 22 de setembro de 2019

SEGURANÇA: Oito meses de queda da criminalidade em Niterói





Roubos de rua despencaram quase 60% na área da 77a DP, em Icaraí, no mês de agosto

O Instituto de Segurança Pública (ISP) confirmou nesta quinta-feira os dados divulgados no início do mês pelo Observatório de Segurança de Niterói. Pelo oitavo mês consecutivo, os índices de criminalidade apresentaram redução no município. Os roubos de rua caíram 40,36% no mês de agosto em relação ao mesmo período do ano passado. Em julho, esse índice já havia apresentado queda de 34%. No mês passado, houve ainda a redução de outros índices de criminalidade em Niterói, como o de roubo de veículos, com queda de 36,31%, em comparação com o mesmo período no ano passado. Nesses dois índices, Niterói registrou as maiores quedas percentuais do ano.

Segundo os dados do ISP houve redução no número de roubos de rua em todas as regiões da cidade. Na área da 76a Delegacia Policial, no Centro, foram registrados 67 roubos em agosto deste ano contra 82 em agosto de 2018, uma redução de 18,29%. A maior queda neste índice foi na área da 77a DP, em Icaraí, onde foram registrados 28 roubos de rua em agosto deste ano contra 65 no mesmo período do ano passado, uma queda de 56,92%. O indicador para roubo de rua é composto pela soma das ocorrências de roubo a pedestres, roubo de celular e assalto em ônibus.

Na área da 79a DP, em Jurujuba, a queda foi de 55,56%, com 20 roubos registrados em agosto deste ano, contra 45 em agosto do ano passado. Na área da 78a DP, no Fonseca, a queda foi de 43,56%, com 92 roubos registrados em agosto deste ano, contra 163 em agosto de 2018.

Segundo o ISP, as cinco distritais da Polícia Civil, as cinco companhias da Polícia Militar e as cinco inspetorias da Guarda Municipal de Niterói cumpriram as metas de redução de roubos de rua em suas áreas de atuação.

O órgão registrou ainda uma queda no número de roubo de veículos em Niterói de 36,31% em agosto. O índice confirma a tendência de redução deste tipo de crime depois do início das operações dos Portais de Segurança, modelo de cercamento eletrônico que monitora as entradas, saídas e principais vias da cidade por um sistema de identificação inteligente através de câmeras em todas as regiões da cidade. Houve redução no número de carros roubados em todas as regiões da cidade. Em agosto deste ano, quando comparado com agosto do ano passado.

A letalidade violenta, que trata dos homicídios, manteve a tendência de redução do primeiro semestre, caindo 37,04% em agosto. Foram registrados 18 homicídios em agosto deste ano, contra 27 do mesmo período do ano passado.

Investimentos – Atualmente, dois terços do policiamento de Niterói é garantido por investimentos diretos da Prefeitura de Niterói por meio dos programas Niterói Presente e Proeis. Os dois programas são resultado de convênios da prefeitura com o Governo do Estado, onde o Município paga uma gratificação para policiais militares que aceitam trabalhar nas ruas de Niterói nos dias de folga. No caso do Niterói Presente, há um efetivo fixo de policiais, alguns já reformados, e agentes civis contratados pela Prefeitura.

Portais de Segurança – Em maio começaram as operações dos Portais de Segurança, sistema de cercamento eletrônico que usa inteligência artificial, e 70 câmeras para identificar carros roubados, furtados ou clonados em frações de segundo. Os equipamentos, instalados nas entradas, saídas e principais vias da cidade, emitem alertas para que o veículo seja rastreado e interceptado pela polícia. A tecnologia conta ainda com monitoramento completo das mais de 400 câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que já transmitem imagens do município 24 horas por dia.

Fonte: A Tribuna










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.