segunda-feira, 25 de março de 2019

ETE do Sapê, em Pendotiba, começará a operar em maio



Obras tiveram início em 2017 e vão beneficiar cerca de 30 mil moradores. Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói


Pamella Souza

Estação de Tratamento de Esgoto vai tratar 63 litros por segundo

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Sapê, em Pendotiba, entrará em operação a partir de maio. A Águas de Niterói informou que a parte civil da obra já foi concluída. No segundo semestre, a concessionária dá continuidade ao projeto de universalizar o esgotamento sanitário, dando início à construção da ETE Badu.

Atualmente, Niterói conta com a marca de 100% de distribuição de água e 93% de coleta e tratamento do esgoto gerado pela população. A ideia é que o serviço seja universalizado nos próximos anos. Com a implementação da ETE Badu, o município alcançará o índice de 98% de efluentes tratados, restando apenas a região do Rio do Ouro e Várzea das Moças, com implementação do sistema prevista para o início do ano que vem.

A ETE Sapê, que tem um custo de R$ 34 milhões, será a nona estação já construída em Niterói, com capacidade de tratar 63 litros de esgoto por segundo. A unidade vai beneficiar cerca de 30 mil moradores dos bairros do Sapê, Ititioca, Santa Bárbara e Caramujo. A obra foi iniciada em setembro de 2017.

Em sua estrutura, a estação ainda contará com 40 mil metros de rede coletora de esgoto, cinco mil linhas de recalque, que são tubulações, e 35 mil elevatórias, equipamentos que bombeiam o esgoto até a estação.

Badu - Já a ETE Badu, que tem a previsão de começar a ser construída no segundo semestre deste ano, deve atender 30 mil pessoas que moram na região. Para a implementação da décima estação de Niterói serão investidos R$ 45 milhões.

Segundo a Águas de Niterói, durante a obra serão instalados 40 Km de rede coletora de esgoto, 4,1 Km de linha de recalque e 21 elevatórias. A unidade terá capacidade de tratar 144 litros por segundo.

A região de Pendotiba foi contemplada, no fim de 2015, com sua primeira estação, a ETE Maria Paula, beneficiando 40 mil niteroienses dos bairros de Maria Paula, Matapaca, Vila Progresso e Muriqui. Antes de sua inauguração, apenas 0,7% da população da região tinha esgoto tratado.

Niterói conta, ainda, com outras sete estações de tratamento de esgoto: a do Barreto, Camboinhas, Icaraí, Itaipu, Jurujuba, Mocanguê e Toque-Toque.


Fonte: O Fluminense










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.