quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Prefeitura inaugura escola de ensino fundamental na Região Oceânica


Escola Municipal Prof. Dario de Souza Castello.

A Escola Municipal Prof. Dario de Souza Castello conta com sistemas de reutilização de água de chuva, com aquecedores solares para aquecer a água dos chuveiros e outras técnicas de arquitetura sustentável.


Prefeito Rodrigo Neves descerrando as placas.

Axel Grael cumprimenta o deputado Waldeck Carneiro, ex-secretário municipal de Educação, sob o olhar do prefeito Rodrigo Neves, da atual secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Prof. Flávia Monteiro de Barros e do presidente da Fundação Municipal de Educação, prof. José Henrique Antunes.

Ginásio esportivo.

Laboratório de Ciências.

Sala de Leitura.

Sala de Leitura.

Informática.

Refeitório.

Alegria!

Unidade, a décima sexta entregue pela atual gestão, vai atender cerca de 280 estudantes
A Prefeitura de Niterói inaugurou na manhã desta quarta-feira (25.2) a décima sexta escola em dois anos de gestão. A Escola Municipal Professor Dario de Souza Castello vai atender cerca de 280 crianças de 6 a 10 anos, no Ensino Fundamental. A unidade é a terceira voltada para esse segmento entregue pela atual gestão.

Aproximadamente 300 pessoas participaram da cerimônia de inauguração, realizada no auditório Clarice Lispector. Acompanhado do vice-prefeito Axel Grael, de secretários municipais, diretores, professores e alunos da rede municipal de ensino, o prefeito destacou os esforços da gestão para transformar Niterói em modelo no setor, por acreditar que a educação é a política pública mais importante para a redução das desigualdades.

“Hoje é um dia muito especial para Niterói e para a Região Oceânica. Entregar dezesseis escolas em apenas dois anos de gestão reflete, em boa medida, o compromisso que nós assumimos com a população de investir naquilo que é importante. Não há outro caminho para o país e para a cidade que não seja o do investimento na base, na educação, que é a política pública que tem melhor condição de atuar de maneira eficaz na redução das desigualdades, da pobreza e na prevenção da violência. Niterói será a primeira cidade do Rio de Janeiro a ter todas as crianças na pré-escola até 2016. Nós estamos buscando a excelência da educação, dentro dos limites de recursos da prefeitura, trabalhando na perspectiva de melhorar a infraestrutura, valorizar os profissionais e com a uma expansão da rede que Niterói nunca teve”, afirmou o prefeito.

Para o vice-prefeito Axel Grael, o investimento em educação deixará um legado muito importante para a cidade e será exemplo para outros municípios. “Esse é um belo equipamento, mas o mais importante é todo o planejamento que está sendo feito para que Niterói tenha o melhor sistema de educação, toda uma proposta pedagógica e que essa escola seja também uma referência para a comunidade em outros quesitos, como os aspectos de sustentabilidade. Aqui temos reaproveitamento da água de chuva, aquecedores solares que vão permitir o banho quente dos alunos nos chuveiros. As gerações de alunos que passarão por essa escola levarão para o seu cotidiano essas preocupações com o futuro da nossa cidade”, disse.

Segundo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, a unidade representa mais um avanço na concretização da política educacional implementada pelo prefeito Rodrigo Neves.

"A Escola Municipal Dario Castello terá toda a infraestrutura necessária ao desenvolvimento do ensino fundamental, que é uma etapa importante da educação básica. Estamos trabalhando para que a população de Niterói tenha acesso a uma escola pública digna e de excelente qualidade", afirmou.

Homenagem

O professor Dario de Souza Castello, que dá nome à unidade de ensino, foi homenageado durante a inauguração. Representando os familiares que estavam na plateia, a filha de Dario, Maria Isabel Castello, se emocionou ao agradecer a homenagem e também quando o prefeito contou um pouco da trajetória do professor na luta pela educação pública de qualidade no país.

Dario Castello foi professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e faleceu em 2008.

Também participaram da inauguração o deputado estadual Waldeck Carneiro; a primeira dama do município, Fernanda Sixel; os ex-reitores da UFF, Roberto Salles e Cícero Fialho; o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes; a diretora geral da unidade, Vivian Merlin; a diretora-adjunta, Rejane Tinoco; os secretários municipais Domício Mascarenhas (Obras), Bira Marques (Assistência Social e Direitos Humanos), Solange Oliveira (Saúde), Cesar Barbiero (Fazenda), Anderson Rodrigues Pipico (Participação Social); o presidente da Associação de Moradores da Orla de Itaipu (Amoli), Duti Sorrentino, e representantes da Câmara Municipal.

A Escola

A Dario de Souza Castello vai atender cerca de 280 crianças de seis a dez anos divididas entre 1º e 2º ciclos (1º ao 5º ano). O prédio conta com dez salas de aula, auditório com cerca de 100 lugares, pátio, sala de recursos, sala de artes, biblioteca, laboratórios de ciências e informática, um amplo refeitório, dois vestiários, banheiro e um ginásio poliesportivo. Todos os espaços atendem às condições de acessibilidade para os alunos com necessidades especiais.

Fonte: Prefeitura de Niterói


-----------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Escola de Ensino Fundamental é inaugurada na Região Oceânica
Prefeitura inaugura na próxima quarta-feira 16ª escola em dois anos
Região Oceânica ganhará escola de ensino fundamental e unidade de educação infantil em fevereiro

AÇÕES DA PREFEITURA DE NITERÓI NA ÁREA DE EDUCAÇÃO:ESCOLAS
 
CRECHES
 
BIBLIOTECAS
 
TELECENTROS E PLATAFORMAS DIGITAIS

PROGRAMAS REALACIONADOS À EDUCAÇÃO







Um comentário:

  1. BOM DIA ESTOU SONHANDO COM A OPORTUNIDADE DE UMA VAGA PARA MEU FILHO NESSA ESCOLA, ELE AMA ROBOTICA E NAO TENHO CONDIÇOES DE PAGAR UMA ESCOLA PARTICULAR PRA ELE. DEPOIS DE MUITA PESQUISA ENCONTREI ESSE ESCOLA QUE É PERFEITA TUDO QUE NÓS SONHAMOS

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.