sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Defesa Civil mantém alerta de chuva forte


Niterói já mobilizou toda as áreas da prefeitura para eventuais situações. Foto: André Redlich


Pedro Conforte

Com previsão de grande volume de água para os próximos dias, governos tomaram medidas. Niterói mobilizou áreas da prefeitura para eventuais situações

Devido à previsão de chuvas para o final desta semana, governos estadual e municipais entram em estado de alerta. Niterói já mobilizou toda as áreas da prefeitura para eventuais situações. Já a Secretaria de Estado de Defesa Civil montou um gabinete de crise para monitorar as condições climáticas. Equipes estão reunidas desde ontem no Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), no centro da capital fluminense. A previsão indica grande possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva, moderada a forte (ocasionalmente muito forte), acompanhadas de raios e rajadas de vento. Enquanto Niterói e São Gonçalo vão manter o estado de alerta baseados na previsão, Maricá segue com o protocolo até hoje, podendo ser prorrogado caso haja necessidade.

De acordo com o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, todas as áreas do governo municipal foram mobilizadas, além da Defesa Civil, que implementou um sistema para atuar nesse momento. “Peço a todos que ao escutarem o acionamento do sistema de alerta e sirene se dirijam aos locais determinados pelos Núcleos de Defesa Civil”, declarou Rodrigo Neves. Na quarta-feira (4), a chuva inundou a Estrada Caetano Monteiro em Pendotiba.

Em São Gonçalo, o coordenador da Defesa Civil, coronel Adilson Alves, recomenda que as pessoas deixem seus remédios e documentos separados. “Precisamos que a população atenda às nossas recomendações e aos que possuem imóveis interditados, busquem abrigo nas casas de familiares e amigos, principalmente, para o pernoite. Solicitamos que a população curta a página da Defesa Civil no Facebook e baixe o nosso aplicativo para mais informações, dicas e alertas”, declarou o coordenador.

Segundo o subsecretário da Defesa Civil de Maricá, coronel Ricardo Nunes, a orientação - nas localidades onde há risco de deslizamento de terra e alagamentos, como Centro, Ubatiba, Retiro, Itaipuaçu, Bambuí, Bananal, Ponta Negra, Boqueirão e Barra de Maricá - é que os moradores deixem as casas e desliguem disjuntores, já que há previsão de descargas elétricas e rajadas de vento.

Já no Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes informou que também mobilizou os principais órgãos municipais por conta das fortes chuvas prevista para também acontecer no município. A cidade está em Estágio de Atenção (segundo nível em uma escala de três).

“Infelizmente, não podemos impedir a ocorrência desses fenômenos na cidade. Portanto, nosso objetivo principal é trabalhar para impedir que os impactos e transtornos, principalmente na vida das pessoas, não aconteçam de maneira intensa. Estamos com equipes de prontidão desde ontem [quarta-feira] e a cidade tem áreas de risco mapeadas, com sistema de alerta de sirenes. O que a gente pede à população é para que respeite esses alertas e que, ao longo do dia, se mantenha atenta. Não adianta sair do trabalho e se deslocar pela cidade se houver uma chuva muito forte, com pontos de alagamento. O ideal é que as pessoas procurem locais para se proteger e aguardem até a situação se acalmar”, afirmou Paes.

Estado – O governo do estado informou que técnicos da Defesa Civil estão em contato permanente com o Instituto Estadual de Ambiente (Inea), que emite os alertas hidrológicos. Além disso, também está em contato com agentes de defesa civil dos municípios, enviando atualizações do monitoramento feito por hidrólogos, geotécnicos e meteorologistas no CICC. As 110 unidades do Corpo de Bombeiros seguem em prontidão para rápida atuação em caso de ocorrências. Havendo ocorrências, a população deve ligar para os telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Fonte: O Fluminense


--------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Chuvas: Niterói entra em estado de atenção
ATENÇÃO: Possibilidade de chuvas fortes na tarde de hoje em Niterói

SITE DA DEFESA CIVIL DE NITERÓI: www.defesacivil.niteroi.rj.gov.br
Acesse as postagens do Blog do Axel Grael sobre a Defesa Civil de Niterói

Saiba mais sobre a Defesa Civil de Niterói:

Saiba mais sobre o sistema de pluviômetros e Sirenes de Niterói

DEFESA CIVIL DE NITERÓI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.