terça-feira, 26 de abril de 2011

Pesquisa conclui: quem tem menos, doa mais!!!

PESQUISADORES DOS EUA E DO CANADÁ AFIRMAM QUE POBRES DOAM MAIS DO QUE OS RICOS.

Apesar dos anúncios cada vez mais frequentes de doações milionárias feitas por magnatas da informática, da internet, do mercado financeiro e de outros setores, para causas sociais, ambientais e filantropia, um estudo de autoria de pesquisadores da Universidade da California, em Berkeley, e da Universidade de Toronto, publicado no Journal of Personality and Social Psychology, chega a uma interessante e até surpreendente conclusão: os mais pobres doam muito mais do que os mais ricos.

Portanto, os cientistas sociais descobriram que as pessoas mais generosas, confiantes e colaboradoras não são as que possuem mais dinheiro, mas as que possuem menos!

A explicação seria:

"pessoas em classes sócio-econômicas menos favorecidas tendem a agir de forma socialmente mais responsável devido a um maior comprometimento com valores igualitários e sentimentos de compaixão mais elevados que outras".
A questão levantada pelos pesquisadores é instigante pois, além de contrariar a intuição, nos leva a perguntar o que fazer para melhorar o engajamento destes setores da sociedade menos motivados para ações altruistas.

É importante considerar também que os resultados da pesquisa espelham uma realidade norte-americana, justamente onde a tradição da filantropia e da doação é um valor tradicionalmente praticado e introjetado nas famílias e nas comunidades.

Como seria o rebatimento destas conclusões para a realidade brasileira? Que resultados teríamos se igual pesquisa fosse feita aqui?

Leia o estudo: Having less, giving more

Fonte: Social Edge

---
Outras postagens correlatas no BLOG:

Responsabilidade Social x Filantropia
Filantropia e investimento social privado no Brasil
Terremoto do Haiti é o quarto desastre com mais doações
Responsabilidade social das marcas
ONGs no Brasil: quem são e quantas são?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.