quinta-feira, 10 de março de 2022

ASSINADA A ORDEM DE INÍCIO DAS OBRAS DO PARQUE ESPORTIVO NA CONCHA ACÚSTICA




A cidade, o esporte de Niterói e eu vivemos esta semana um momento histórico: assinei a Ordem de Início para as obras do Complexo Esportivo da Concha Acústica, que tem previsão de duração de 18 meses e um orçamento de R$ 97,5 milhões. A revitalização deste espaço público já tão importante para o município é uma luta de muitos anos, uma intervenção bastante aguardada pelos niteroienses. Com um cuidadoso planejamento que iniciou ainda no governo do prefeito Rodrigo Neves, estamos tirando este projeto do papel.

A Nova Concha Acústica vai incentivar a iniciação esportiva, além de criar condições para receber competições em níveis estadual e nacional. Será construído um ginásio poliesportivo de padrão internacional, além de quadras para tênis, vôlei, futsal e basquete, campo de futebol, pista de caminhada, entre outras coisas. Num futuro próximo, contará também com um piscina para competições. 

Essa era uma obra muito esperada! Desde 2013, buscamos uma solução para este espaço que integra uma área nobre da cidade, ao lado da Universidade Federal Fluminense, mas que era subaproveitado. A Concha Acústica, propriamente dita, continuará existindo e continuará disponível para receber eventos culturais, em harmonia com as atividades esportivas que o local passará a contar. 

Essa é uma intervenção estratégica na requalificação do Centro, que permitirá que a cidade consolide a sua posição no esporte social e de alto rendimento, além de atrair para Niterói eventos esportivos de padrão internacional. Isso projetará o nome da cidade, movimentando o turismo, a hotelaria, a gastronomia e a economia da nossa cidade. A população ainda terá mais um espaço em que o esporte será uma ferramenta de inclusão social e motivação para a garotada. Essa grande obra faz parte do Plano Niterói 450.

Também já anunciamos a parceria da Prefeitura de Niterói com a Universidade Federal Fluminense para a reforma da Pista de Atletismo localizada no outro lado da rua, compondo com a infraestrutura em implementação na Concha Acústica, um grande complexo esportivo localizado no Centro de Niterói. Além disso, Niterói já conta com o Parque Esportivo e Social do Caramujo, uma bela instalação esportiva que já oferece mais de 800 vagas para a prática de atividades esportivas. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - SMEL, que conta com o bom trabalho do secretário Luiz Carlos Gallo, está implantando um programa de esportes nas comunidades que também amplia as oportunidades oferecidas pela Prefeitura.

Aqui peço licença para falar da minha alegria pessoal de ter assinado a ordem de início das obras do Complexo Esportivo da Concha Acústica. A família Grael tem em seu DNA a paixão pelo esporte, nos conduzindo a uma trajetória vitoriosa na vela, com nove medalhas olímpicas, conquistadas por Torben, Lars e agora a nova geração, com Martine Grael. Mas também nos mostrou, desde sempre, a capacidade que o esporte tem de motivar as pessoas e o seu papel estratégico na sociedade. Em 1998, fundamos o Projeto Grael, que há quase 25 anos gera oportunidades para crianças e jovens de Niterói, integra comunidades e contribui para a transformação social na vida dos alunos.

Niterói é, na verdade, um grande celeiro de talentos! Daqui saíram campeões como os triatletas Fernanda Keller e Armando Barcellos, a atleta do salto em altura Aída dos Santos, o surfista Ricardo Tatuí, a jogadora de badminton Fabiana da Silva, entre tantos outros e outras. Brinco até que Niterói tem mais medalhas olímpicas que alguns países! Também somos uma cidade pioneira no remo, porque aqui se estabeleceram alguns dos primeiros clubes desse esporte. No futebol, porque o Rio Cricket Club sediou o primeiro jogo de futebol realizado no estado do RJ, em 1901. No rúgbi, que começou em Niterói e por muitas décadas era o único clube a representar o estado do Rio de Janeiro no Campeonato Brasileiro.

A missão da Prefeitura de Niterói, ao longo dos últimos anos, tem sido criar a estrutura para estimular que essa tradição se mantenha. Quanto mais infraestrutura e mais oferta de esporte tivermos, mais oportunidades teremos para identificar novos talentos. Ao longo dos próximos anos, o esporte será uma atividade importante para a retomada da economia niteroiense, porque assim como a cultura, tem uma cadeia produtiva muito grande. Estamos animados para este novo ciclo de desenvolvimento da nossa cidade, sempre com foco na inclusão e na justiça social. Nos siga nas redes sociais para acompanhar a evolução das obras da Nova Concha Acústica.

Axel Grael
Prefeito de Niterói



---------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:


CENTRO 450 ANOS: mais infraestrutura e sustentabilidade para Niterói  

Um comentário:

  1. A população da região Central aguarda com muita ansiedade os investimentos previstos para essa área que há anos se degradando, a reforma da Concha Acústica será um amplo espaço de lazer, além de movimentar o Centro nos fins de semana na qual o comércio não funciona

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.