sexta-feira, 4 de março de 2022

Desafio Solar Brasil tomará a enseada de São Francisco entre os dias 16 e 22 de março







É com grande expectativa que Niterói sediará o Desafio Solar Brasil, um importante evento que reúne dois eixos fundamentais para a sustentabilidade, o incentivo ao esporte e à utilização de energias alternativas. Entre os dias 16 e 22 de março, a competição com barcos movidos a energia solar vai deixar a paisagem da enseada de São Francisco ainda mais atraente para aqueles que se preocupam com a mitigação das mudanças climáticas.

Aa etapa do Desafio Solar Brasil, promovida pela Prefeitura de Niterói e pelo Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) da UFRJ, reunirá estudantes, técnicos e professores em equipes de todo o país, a bordo dos seus protótipos de embarcações movidas a energia solar.

Os barcos são construídos especificamente para essa competição, que terá como ponto de concentração a praça do Radioamador. Quinze equipes estarão competindo para descobrir quem tem o melhor desempenho e domínio sobre a montagem e construção de embarcações movidas a energia solar, estratégias de competição, organização e gerenciamento energético.

Em nossa cidade, contribuir para a mitigação das mudanças climáticas é uma prioridade. Uma competição como esta se soma a uma série de iniciativas em curso na cidade em defesa da sustentabilidade. Recente, a Secretaria Municipal do Clima, a primeira do País, completou um ano com iniciativas para a redução das emissões de carbono.

Também estamos promovendo, entre outras ações, a recuperação das nossas restingas, ampliando áreas de preservação, investindo em arborização urbana e implementando o Parque Orla Piratininga que, arrisco dizer, é a maior obra em andamento no País de recuperação ambiental. Conheça também as ações do Pró-Sustentável, a restauração da Ilha da Boa Viagem.

Saiba mais sobre a etapa de Niterói do Desafio Solar Brasil:

A competição prevê uma prova pela manhã e uma prova no período da tarde durante toda semana. O público poderá visitar a área do paddock e conhecer de perto as embarcações, além de participar de atividades de extensão, palestras e exposição de vídeos que ocorrerão em paralelo com as provas.

O secretário municipal do Clima, Luciano Paez, afirma que o Desafio Solar Brasil é um evento que conecta ciência, educação, cultura e esporte dentro de uma proposta de sensibilização às fontes de energia limpas e sustentáveis:

"Incentivar e qualificar os estudantes envolvidos diretamente, além do público em geral que poderá participar nestes dias das diversas atividades paralelas, é um dos grandes objetivos para soluções de mobilidade e práticas cotidianas de baixo carbono", avaliou Paez.

O encerramento do evento acontece no Dia Mundial da Água. Esta data não foi escolhida por acaso. Segundo os organizadores, é uma forma de "demonstrar que sempre existem alternativas para aproveitar o mar sem poluir o meio ambiente".

Axel Grael


---------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Barco solar do Projeto Grael é vice-campeão do Desafio Solar 2009  
Projeto Grael apresenta barco movido a energia solar nesta sexta-feira   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.