quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Frota mista de ônibus na Transoceânica reduzirá emissão de poluentes quase à metade



Operários trabalham em trecho da Transoceânica onde será instalada uma das 12 estações de ônibus Foto: Thiago Freitas / thiago freitas


Estudo feito pela ONG WRI Brasil Cidades Sustentáveis avaliou que a circulação de coletivos elétricos diminuirá 47% a emissão de gases

Leonardo Sodré

NITERÓI — Um estudo feito pela ONG WRI Brasil Cidades Sustentáveis, a pedido da prefeitura, avaliou que a circulação de 40 ônibus elétricos previstos para começar a trafegar no corredor da Transoceânica até o fim do ano reduzirá em 47% a emissão de gases de efeito estufa na região.

A licitação para a compra dos veículos movidos a bateria será lançada esta semana, no valor de R$ 51,9 milhões, cerca de R$ 1,2 milhão por ônibus. Eles serão cedidos por tempo determinado para o consórcio que vai operar o sistema de transporte, e os empresários terão que adquirir mais 43 veículos a diesel para compor a frota.

A WRI Brasil utilizou como metodologia a comparação de cenários de emissões de poluentes na Região Oceânica com e sem os ônibus elétricos. Foram consideradas variantes como consumo de combustível, fator de emissão de poluentes, número de veículos e distância percorrida.

20 ÔNIBUS JÁ EM DEZEMBRO

O estudo comparou a atual frota, movida a diesel, com o que será a nova, inserindo 20 ônibus elétricos numa primeira etapa, até dezembro, e os outros 20 numa fase posterior, no ano que vem, segundo o edital. A conclusão foi de que haverá significativa redução de dióxido de carbono (CO2).

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, a compra dos ônibus elétricos fará de Niterói a cidade com a maior frota de veículos do tipo em circulação do país:

— Até o fim do ano, a mobilidade da Região Oceânica estará transformada, com uma rede de ciclovias e uma avenida que antes era uma estrada precária, sem iluminação, sem infraestrutura, sem drenagem, sem pavimentação, que terá o primeiro BHLS do Brasil.

O corredor viário da Transoceânica terá 9,3 quilômetros de extensão, com 12 estações. Todos os ônibus, segundo a prefeitura, terão ar-condicionado e porta dos dois lados, no nível da calçada. Os carros elétricos terão autonomia para rodar 200 quilômetros.

Fonte: O Globo Niterói










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.