segunda-feira, 5 de novembro de 2018

ABNT abre Consulta Nacional para nova norma técnica sobre Arborização Urbana



Avaliação do estado fitossanitário e do risco da árvore. Imagem da internet. Fonte: IPT


Participe da aprovação da nova norma técnica sobre Arborização Urbana.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT disponibilizou para Consulta Nacional o Projeto ABNT NBR 16246-3, Florestas urbanas – Manejo de árvores, arbustos e outras plantas lenhosas – Parte 3: Avaliação de risco de árvores. O prazo para contribuições é o dia 03/12/2018.

Qualquer interessado pode se manifestar durante o período da Consulta Nacional, sem qualquer ônus, a fim de recomendar à Comissão de Estudo autora a aprovação do texto como apresentado; a aprovação do texto com sugestões; ou sua não aprovação, devendo, para tal, apresentar as objeções técnicas que justifiquem sua manifestação.

O que é a Consulta Nacional?

Segundo o site da ABNT, "quando surge a necessidade da normalização de determinado tema, a ABNT encaminha o assunto ao Comitê Técnico responsável, onde será exposto aos diversos setores envolvidos. Uma vez elaborado o Projeto de Norma com o assunto solicitado, ele é então submetido à Consulta Nacional. Neste processo, o Projeto de Norma, elaborado por uma Comissão de Estudo representativa das partes interessadas e setores envolvidos com o tema, é submetido à apreciação da sociedade. Durante este período, qualquer interessado pode se manifestar, sem qualquer ônus, a fim de recomendar à Comissão de Estudo autora a aprovação do texto como apresentado; a aprovação do texto com sugestões; ou sua não aprovação, devendo, para tal, apresentar as objeções técnicas que justifiquem sua manifestação".

A normatização para a arborização urbana

A ABNT NBR 16246, sob o título geral “Florestas urbanas – Manejo de árvores, arbustos e outras plantas lenhosas”, tem previsão de conter as seguintes partes: 
— Parte 1: Poda; 
— Parte 2: Segurança na arboricultura; 
— Parte 3: Avaliação de risco de árvores; 
— Parte 4: Plantio e transplantio. 

O que está em Consulta Nacional agora é a Parte 3, que estabelece os requisitos para avaliação de risco de árvores, incluindo a integridade estrutural e outros fatores que afetem o nível de risco para pessoas, propriedades ou serviços públicos, com o intuito de prover informações para o manejo adequado.

Como contribuir

Para acessar o Projeto, basta seguir as instruções abaixo:
• Entre no link indicado (http://www.abntonline.com.br/consultanacional/);
• Clique na opção “ABNT/CEE-103 Manejo Florestal”;
• Clique no projeto;
• Digite seu e-mail e senha, caso não esteja cadastrado digite seu e-mail em “FAZER SEU CADASTRO NA ABNT”;
• Você terá a opção de visualizar o projeto e votar.


Saiba quais são os outros projetos em Consulta Nacional.


Axel Grael
Engenheiro florestal
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.