terça-feira, 27 de novembro de 2018

VISITA INUSITADA: uma capivara visita o Sailing





Foto divulgação do RYC.


Na manhã de hoje, o Rio Yacht Club (conhecido como Sailing), clube centenário, pioneiro e tradicional da vela brasileira e recordista de medalhas olímpicas (é o clube de medalhistas como Torben, Lars, Martine Grael, Isabel Swan, Clínio de Freitas e Marcelo Ferreira), foi anfitrião de uma visita ilustre: uma bela e faceira capivara (veja as imagens). O clube localiza-se na Estrada Fróes, bairro de São Francisco e na Enseada de Jurujuba.

O animal chegou um dia após uma forte chuva (que pode ter sido o motivo do animal ter aparecido) que, como pode ser visto nas fotos, trouxe muito lixo, como pode ser visto a quantidade de plásticos boiando nas fotos.

A presença do maior roedor não é uma novidade na nossa cidade. Existem registros de grupos de capivaras em alguns pontos, como na Ponta da Areia e na enseada de São Lourenço, nas imediações do pedágio da Ponte. O animal pode ter se desgarrado destes locais e se deslocado para a Enseada de Jurujuba.



Após a sua visita ao Sailing, o animal voltou para o mar e mais tarde, provavelmente o mesmo animal foi visto em Charitas por membros da Guarda Ambiental de Niterói, que pretendia capturar o animal para leva-lo novamente para próximo do seu habitat natural.

O importante é esclarecer que a capivara não é um animal agressivo, mas por ser um animal selvagem, não deve ser molestado ou agredido.

É sempre uma sensação de muito alívio e felicidade saber que a Baía de Guanabara está viva e ainda abriga uma fauna tão diversa. É um sopro de esperança ver que o sonho de vê-la despoluída e com o seu ecossistema restaurado é possível.

Que a nossa simpática visitante encontro o caminho para um lugar mais calmo, onde possa alimentar-se bem e viver em paz.

Viva a Baía de Guanabara!

Axel Grael









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.