sábado, 3 de novembro de 2018

NITERÓI DE BICICLETA: Prefeitura lança edital para projeto de bicicletas compartilhadas



Bicicletário na Praça Arariboia, no Centro de Niterói Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo


Interessados têm até o dia 19 para responder a chamado

Leonardo Sodré

NITERÓI — Termina no dia 19 o prazo para que pessoas físicas ou jurídicas respondam ao chamamento feito pela prefeitura, publicado em Diário Oficial terça-feira, para a implantação, operação e manutenção do sistema de bicicletas compartilhadas em Niterói. A publicação do edital e a consequente criação do sistema fazem parte do Programa Niterói que Queremos, feito em consulta à sociedade civil.
O chamamento (Procedimento de Manifestação de Interesse) é a primeira fase da parceria público-privada que será firmada. Até a data-limite, será necessário apresentar um requerimento para participar da disputa. Depois, os interessados aprovados terão até dois meses para mostrar estudos sobre a viabilidade técnica e econômico-financeira para a estruturação do projeto.

Segundo a prefeitura, a previsão é que a proposta escolhida seja anunciada no início do ano que vem e que o projeto seja executado em 2020.

— Incentivar o uso desse meio de transporte é fundamental para a mobilidade. Estabelecemos como uma das condicionantes do edital que o sistema atenda a todas as regiões da cidade — afirma a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Giovanna Victer.

Na segunda etapa do trâmite para o estabelecimento da PPP, o proponente vencedor pode voltar a participar do processo para executar o projeto eleito. Caso ele não ganhe a licitação, receberá uma parcela do valor total do projeto. O edital está disponível em .

Inaugurado em março do ano passado, o bicicletário da Praça Araribóia, no Centro, tem 446 vagas e é prova da crescente demanda pelo transporte. Ao lado da estação da barcas, ele conta com 6.772 usuários cadastrados e vive lotado. Um levantamento feito pelo programa Niterói de Bicicleta mostra que 31,9% dos usuários do bicicletário passaram a pedalar há pouco mais de um ano.

Centro terá novo bicicletário público com 60 vagas

A sede da prefeitura, na Rua Visconde de Sepetiba, no Centro, será revitalizada e ganhará um bicicletário público com 60 vagas, a partir de abril do ano que vem. Na obra, que inclui o aprimoramento da acessibilidade ao prédio, com a reforma da rampa e a implantação da sinalização para deficientes visuais e paisagismo na fachada, serão investidos R$ 333 mil.

A obras começarão pela garagem e a lateral do edifício, com acesso pela Rua Coronel Gomes Machado, onde o espelho d’água, atualmente desativado, dará lugar ao bicicletário. A guarita da Guarda Municipal será transferida para a frente do portão da garagem. A última fase será a reforma da parte da frente do centro administrativo, seguida da portaria e do subsolo. Será criada também uma ciclofaixa ligando o prédio à Avenida Amaral Peixoto. 






--------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.