domingo, 3 de dezembro de 2017

Projeto Grael recebe homenagem de órgão da ONU de combate às drogas e terá atividades apoiadas



Na última quinta-feira, dia 30/11/2017, fomos honrados com a visita ao Projeto Grael de uma delegação de cerca de 30 profissionais de Educação Física, gestores esportivos e especialistas de países como África do Sul, Bangladesh, Bélgica, Colômbia, Índia, Quirguistão, Palestina, Peru, República Dominicana e Uganda.

Os especialistas vieram ao Rio de Janeiro a convite do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), sob o patrocínio do governo do Qatar com base na Declaração de Doha, para o lançamento do programa “Vamos Nessa”, iniciativa global do escritório da ONU que utiliza a prática esportiva como meio para prevenir a violência e a criminalidade entre jovens. Conheceram as instalações do Projeto Grael, as atividades desenvolvidas e detalhes do planejamento do trabalho desenvolvido pela nossa equipe com estudantes da rede pública de educação.

Depois, em evento realizado no Palácio Itamarati, na sexta-feira, fomos informados que o Projeto Grael é uma das três organizações selecionadas pelo UNODC para receber um apoio financeiro. No caso do Projeto Grael, os recursos serão utilizados para desenvolver um treinamento para formar profissionais para utilizar o esporte, em particular a vela, como instrumento de educação, inclusão social, cidadania, motivação pessoal e propagação de valores éticos e sociais.

Agradecemos muito o apoio da UNODC e a oportunidade de compartilhar a experiência do Projeto Grael.

Axel Grael



------------------------------------------------------------



ONU e Rio firmam parceria para prevenir violência entre jovens por meio do esporte


Professor de educação física, André Alcântara Martins, coordenador de Desenvolvimento Esportivo do Instituto Rumo Náutico (Projeto Grael), representou a instituição na homenagem da ONU. Foto UNODC.


O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) assinou nesta sexta-feira (1) durante evento na capital fluminense um memorando de entendimento com a Subsecretaria de Esportes e Lazer da cidade do Rio de Janeiro para formalizar a cooperação no âmbito do programa “Vamos Nessa”, iniciativa global do escritório da ONU que utiliza a prática esportiva como meio para prevenir a violência e a criminalidade entre jovens.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) assinou nesta sexta-feira (1) durante evento na capital fluminense um memorando de entendimento com a Subsecretaria de Esportes e Lazer da cidade do Rio de Janeiro para formalizar a cooperação no âmbito do programa “Vamos Nessa”, iniciativa global do escritório da ONU que utiliza a prática esportiva como meio para prevenir a violência e a criminalidade entre jovens.

A assinatura do documento foi feita pelo representante regional do UNODC, Rafael Franzini, e pelo subsecretário da SUBEL, Julio Carlos Morandi, durante evento realizado no Palácio do Itamaraty, centro do Rio.

“É natural envolver a juventude com o esporte. Acredito que o esporte esteja no sangue dos brasileiros. Mas é claro, não é só porque os jovens têm gosto pelos esportes, é também pelo fato de que esse programa foi pensado para desenvolver habilidades para a vida, que é a mesma abordagem que utilizamos para prevenção do uso de drogas”, disse Franzini.

A assinatura marcou o encerramento de uma missão de intercâmbio de experiências ocorrida esta semana no Rio com a participação de profissionais de Educação Física, gestores esportivos e especialistas de países como África do Sul, Bangladesh, Bélgica, Colômbia, Índia, Quirguistão, Palestina, Peru, República Dominicana e Uganda. Foram organizados workshops e visitas a Vilas Olímpicas e projetos esportivos no Rio.

“O balanço desta semana é positivo. Tivemos a capacidade de trazer para o Brasil dez países para trocarem experiências (…). Se der certo aqui no Brasil, ele (o programa) será exportado para outros países, não só da região sul-americana, mas também da África”, disse o porta-voz da agência da ONU.

A iniciativa foi financiada pelo governo do Qatar com base na Declaração de Doha, documento acordado pelos Estados-membros da agência que estabelece sistemas de prevenção ao crime e de impulso a uma justiça criminal justa, eficaz e responsável.

Durante o evento, o subscretário da SUBEL ressaltou a importância do acordo que atende jovens em situação de vulnerabilidade. “O tráfico de drogas é extremamente danoso para as crianças e adolescentes. No Rio de Janeiro, já temos informações de que o tráfico está recrutando jovens com menos de dez anos”, declarou.

Abrir o jogo

Também presente no encontro, a professora de Educação Física Alexandra Resende disse que inicialmente não acreditava que seus alunos fossem abrir o jogo em relação às drogas. Ela implementou a metologia do “Vamos Nessa” nas turmas da Vila Olímpica Clara Nunes, em Fazenda Botafogo, zona norte do Rio.

“Não imaginei que eles iriam conversar sobre isso de maneira tão aberta, trazendo relatos sobre colegas e até mesmo familiares que se envolveram (com drogas), discordando sobre esses atos e afirmando esperar algo melhor para a vida deles, de seus amigos e de suas famílias”, disse a educadora.

Ela explicou que o projeto do UNODC acabou integrando as Vilas Olímpicas e estruturando suas abordagens para a prevenção do crime entre os jovens. “Cada uma tem as suas dificuldades, mas em geral todas passam pelo mesmo problema das drogas”, disse.

Durante a cerimônia, a agência da ONU homenageou três organizações que receberão financiamento para treinamentos e atividades do projeto “Vamos Nessa”.

As entidades escolhidas foram o Instituto Rumo Náutico (Projeto Grael), que oferece educação e socialização por meio de esportes náuticos, como vela, remo e canoagem; a Craque do Amanhã, que utiliza o futebol na formação da cidadania, combate à violência, respeito aos direitos humanos e inclusão social; e a Fundação Assis Chateubriand, organização empresarial que atua com responsabilidade social, incluindo a gestão pedagógica de sete Centros Olímpicos e Paralímpicos.

As organizações, que já utilizam o esporte como ferramenta transformadora para a vida de crianças e adolescentes, adotarão também metodologias do projeto do UNODC.

André Alcântara Martins, coordenador de desenvolvimento esportivo do Instituto Rumo Náutico, do Projeto Grael, afirma que a iniciativa é “reconhecida todos os dias pelas crianças”. “Temos 350 alunos cada semestre, mas é muito importante para nós o reconhecimento de uma instituição tão consolidada, como a ONU”, declarou.

Fonte: Nações Unidas no Brasil



---------------------------------------------------------------------


ONU reúne profissionais esportivos internacionais no Rio para discutir prevenção à violência

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) realiza até 1º de dezembro no Rio de Janeiro uma missão de intercâmbio de experiências sobre prevenção ao crime e às drogas por meio dos esportes.

O evento terá a participação de profissionais de educação física, gestores esportivos e especialistas de países como África do Sul, Bangladesh, Bélgica, Colômbia, Índia, Quirguistão, Palestina, Peru, República Dominicana e Uganda.


Projeto do UNODC visa a prevenir a violência por meio das práticas esportivas. Foto: UNODC.



O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) realiza até 1º de dezembro no Rio de Janeiro uma missão de intercâmbio de experiências sobre prevenção ao crime e às drogas por meio dos esportes.

O evento terá a participação de profissionais de educação física, gestores esportivos e especialistas de países como África do Sul, Bangladesh, Bélgica, Colômbia, Índia, Quirguistão, Palestina, Peru, República Dominicana e Uganda.

Durante a semana, o grupo participará de workshops, fará visitas a Vilas Olímpicas e conhecerá projetos esportivos inovadores implementados na capital carioca.

A visita tem como objetivo promover uma troca de experiências sobre prevenção por meio de esportes com professores e jovens vivendo em comunidades afetadas pelo tráfico de drogas e pela violência.

A iniciativa faz parte do programa “Vamos Nessa” (Line Up, Live Up, na versão em inglês), ação global do UNODC para a prevenção por meio da prática esportiva. O projeto atua com adolescentes entre 11 e 17 anos em situação de risco, visando reforçar a resiliência deste grupo por meio do estímulo ao desenvolvimento de habilidades para a vida.

O programa está sendo implementado e testado em centros esportivos da cidade do Rio e do Distrito Federal, em parceria com os governos locais.

Em setembro, o UNODC formou 12 professores de Educação Física que atuam nas Vilas Olímpicas da capital carioca. Após a capacitação inicial, o programa está sendo implementado em seis Vilas Olímpicas, e tem como meta inicial atingir 400 jovens até o final do ano.

Evento de abertura

A abertura da semana de eventos ocorreu nesta segunda-feira (27) e teve a presença do subsecretario de Esportes e Lazer, Julio Carlos Morandi. Segundo ele, “a criação de hábitos saudáveis desde a infância é uma das maneiras de prevenir o uso de drogas na adolescência e na vida adulta”. Nesse contexto, a prática de esportes age como uma medida de proteção para evitar que jovens se envolvam com a criminalidade e o uso de drogas, salientou.

O oficial de programa do UNODC no Brasil, Nivio Nascimento, destacou que a “América Latina é a região mais violenta do mundo e que é imprescindível trabalhar com a prevenção da violência entre os jovens”. “O potencial dos esportes é ainda pouco explorado e a experiência do Vamos Nessa, que está sendo implantada e testada primeiramente no Brasil, vai ter impacto em outros países da região e também em outros continentes”, declarou.

A missão de intercâmbio ocorre até sexta-feira (1º), quando será assinado um memorando de entendimento entre a cidade do Rio e o UNODC para formalizar a cooperação. A assinatura será feita no Palácio do Itamaraty, no centro da capital fluminense.

A iniciativa de prevenção por meio do esporte faz parte do Programa Global do UNODC para a Implementação da Declaração de Doha, que foi desenvolvido após o 13º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal, em 2015, com o apoio do Qatar.

O Programa Global presta assistência técnica aos Estados-membros em áreas específicas, a fim de promover uma cultura de legalidade e promover o respeito pelo Estado de direito, inclusive por meio do fortalecimento de programas de prevenção da criminalidade informados por evidências.

Serviço

Terça-feira, 28 de novembro (Centro Esportivo Miécimo da Silva)
Rua Olinda Elis, 470 – Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ
9h–13h: Demonstração do Vamos Nessa para professores pelo criador do programa, Peer van der Kreeft, da University College Ghent.

Quarta-feira, 29 de novembro (Centro Esportivo Miécimo da Silva)
9h–13h: Demonstração do Vamos Nessa para professores pelo criador do programa, Peer van der Kreeft, University College Ghent.
15h–17h30: Visita ao Centro Esportivo Miécimo da Silva e implementação de uma sessão do Vamos Nessa com jovens e professores das Vilas Olímpicas do município do Rio de Janeiro.

Quinta-feira, 30 de novembro
9h30–12h30: Visita ao Instituto Rumo Náutico – Projeto Grael
Av. Carlos Ermelindo Marins, 494 – Jurujuba, Niterói – RJ
15h–17h30: Visita ao Projeto Craque do Amanhã
R. Clodomiro Antunes da Costa, 224 – Arsenal, São Gonçalo – RJ

Sexta-feira, 1º de dezembro (Palácio do Itamaraty)
9h–12h30: Assinatura de memorando de entendimento com Subsecretaria de Esporte e Lazer (SUBEL) e anúncio de ONGS selecionadas por edital aberto pelo UNODC.
Participantes: Representante do UNODC para a região, Rafael Franzini, subsecretário da SUBEL, Júlio Carlos Morandi, integrantes da Missão de Estudos, representantes do Sistema ONU e ONGs.

Fonte: ONU NO BRASIL



---------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.