O Morro do Preventório, em Charitas, será um dos acessos ao túnel. Marco Antônio Cavalcanti. |
Concorrência pública está prevista para o próximo dia 30 de abril
A prefeitura de Niterói anunciou hoje que a empresa responsável por construir o túnel Charitas-Cafubá será escolhida no próximo dia 30 de abril. O projeto que começou a ser discutido nos anos 80, prevê uma ligação rodoviária de cerca de um quilômetro para facilitar o trânsito entre a Região Oceânica e a Zona Sul da cidade. A previsão de investimento é de R$ 100 milhões, com recursos estaduais.
A construção do túnel é uma antiga demanda do município. Em 1996, o antigo Seminário São José foi desapropriado para que o terreno fosse utilizado como um dos acessos ao túnel. Em 2008, o então prefeito Godofredo Pinto, também chegou a anunciar licitação para essa intervenção. Naquele ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) adiou a concorrência seis vezes, questionando, entre outras fatores, a tarifa prevista de R$ 2,50.
Durante audiência pública realizada em fevereiro deste ano, a prefeitura argumentou que a cobrança de pedágio na nova via é indispensável para não transferir os congestionamentos do Largo da Batalha para a região. O objetivo é que o fluxo seja dividido entre os dois trechos. A cobrança ficará a cargo da concessionária escolhida.
A obra prevê a construção de duas galerias subterrâneas de 1.300 metros cada ligando Charitas, na altura do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, à Rua Raul de Oliveira Rodrigues, no Cafubá. A praça do pedágio será construída na Região Oceânica com seis cabines.
Fonte: O Globo Niterói
-------------------------------------------
A minha opinião:
O túnel será dinheiro jogado fora e não resolverá o problema do trânsito de Niterói. Só vai fazer com que os motoristas cheguem mais rápido no engarrafamento e vai piorar muito o trânsito.
Veja a minha opinião em:
- Túnel Charitas-Cafubá: um equívoco que aumentará os problemas de trânsito em Niterói
- Polêmica do Túnel Charitas-Cafubá: solução ou apenas uma forma de se chegar mais rápido ao engarrafamento?
Uma pergunta: pode um município ter 2 pedágios?
ResponderExcluirFui informada que NÃO...
Já existe o pedágio da Ponte Rio/Niterói, que fica no lado de Niterói... então, como vão cobrar pedágio caso saia o túnel São Francisco/Cafuba?
Parece que isso é LEI. Não pode ter 2 pedágios no mesmo município... a não ser que role... bem, deixa essa parte pra lá.