domingo, 15 de maio de 2011

"MENOS UM CARRO": Movimento por mobilidade sustentável incentiva transporte coletivo em Lisboa


O tema da mobilidade e do transporte eficiente ganha força nas principais cidades do mundo, motivado pelo evidente fracasso do modelo atual. Mega-cidades como as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro estão à beira do colapso no transporte, já que as alternativas não comportam mais as demandas de mobilidade.

A empresa Carril, empresa de transporte coletivo que atua na Grande Lisboa, uniu-se à Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa, ao IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres e a outros parceiros, para promover a campanha MENOS UM CARRO.

O site incentiva o leitor a refletir sobre os problemas do transporte individual e promove a ideia que o transporte coletivo pode melhorar muito o cotidiano, a qualidade de vida e o meio ambiente da cidade. Também é possível encontrar no site informações e matérias sobre o tema. Como exemplo vemos a informação:
"Os habitantes de São Paulo passam um mês por ano dentro do carro".
A campanha de mobilidade lisboeta impressiona pela qualidade, mas confesso que me causa uma forte angústia, pois ao tentar pensar em como aplicar a experiência em cidades como Rio, São Paulo ou Niterói (onde resido), se não temos alternativas de transportes coletivos eficientes.

Como convencer as pessoas que devem evitar utilizar os seus automóvel para o bem da cidade, se o que lhes aguarda são trens, ônibus e metrôs lotados, inseguros e desconfortáveis?

Mesmo assim - ou principalmente por isso - precisamos promover e ampliar o debate da mobilidade aqui, pois somente com o tema em pauta ganharemos massa crítica na sociedade para fazer com que o assunto ganhe prioridade no planejameto e principalmente nos investimentos públicos.

Axel Grael

-----
Temas de matérias no site Menos um Carro:
Cidade do México quer proibir pais de levarem os filhos para a escola de carro
Preço dos combustíveis obrigam aericanos a conduzir menos

Outras postagens de interesse no Blog do Axel Grael:
Petróleo a 100 dólares viabiliza energias limpas
Dinamarca promete acabar com combustíveis fósseis até 2050
Futuro de baixo carbono demandará mudanças na infraestrutura das cidades e do campo
Carros elétricos tornam-se uma opção rapidamente
Diesel já soma 53% das emissões de CO2 no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.