segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lars Grael convida para palestra "Física do Barco a Vela", no Projeto Grael

Amigos da Vela Fluminense,

O PROJETO GRAEL e a FEVERJ convidam TODOS os velejadores para assistirem a palestra “A Física do Barco a Vela, a ser ministrada pelo experiente velejador e Professor Emérito da UFRJ Nelson Velho de Castro Faria (ver texto abaixo).

Trata-se de conhecimento útil para todos, desde o profissional experiente da Vela, até um principiante interessado no nosso esporte.

Ensina de forma prática, a física que norteia nosso esporte.

Chance ainda para muitos conhecerem as instalações do Projeto Grael. Temos razoável quantidade de vagas para carro dentro do Projeto Grael e ainda cais para atracação de botes e lanchas. Ficamos ainda há poucos metros do Clube Naval de Charitas.

Estarei lá.

Bons Ventos,

Lars Grael http://www.larsgrael.com.br/

----------------

A física do barco a vela

Nélson V. de Castro Faria

Todos os que ensinam em qualquer nível se deparam, em algum momento, com o problema da motivação dos alunos pelo que é lecionado. A solução mais simples é dizer que motivação é problema do aluno, e agir em conseqüência. Minha abordagem do problema da motivação: tentei, por volta de 1968, quando fazia meu Ph.D. em Montreal, encontrar uma atividade de lazer que motivasse não um aspecto de um curso, mas o curso todo. Essa atividade deveria ser normal para o aluno antes do curso, que, assim, sem idéias preconcebidas, a executaria. As situações que aparecessem na execução dessa atividade, estas sim motivariam o aluno a estudá-las mais profundamente.

Esta é uma das opções de aprendizado. O mais comum é o inverso: o problema é do professor, que o apresenta ao aluno e em seguida o resolve, ou, no melhor dos casos, ajuda a resolvê-lo. O aluno fica em
posição passiva em todo o processo no primeiro caso e no segundo, pode ter participação mais ativa, mas nunca o problema é realmente dele. A proposta que então desenvolvi para enfrentar esse problema era utilizar um barco a vela para motivar um curso que contenha estática, cinemática, dinâmica, aerodinâmica e hidrodinâmica, calor, metereologia etc., utilizando o barco em si e os meios nos quais ele se move: a água e o ar. Na palestra serão dados alguns exemplos de como, a partir de um conhecimento empírico e intuitivo, é possível desenvolver métodos e teorias, utilizando estes conhecimentos como motivação.

A exposição será dividida em três partes. Na primeira, a física é discutida como ciência da natureza; na segunda, exemplos óbvios serão apresentados sucintamente em diversos fenômenos que podem ser analisados, tais como formação de ventos (terral, viração etc.), correntes marítimas e grandes ventos, marés, cinemática, movimento relativo etc. Na terceira é explicado o funcionamento do barco a vela, como motivação para o estudo do movimento relativo, aerodinâmica e hidrodinâmica.

Essa e outras idéias foram pensadas durante alguns anos após 1968 e deveriam fazer parte de um livro-texto que nunca foi escrito...

RESUMO DA CARREIRA DE NELSON VELHO DE CASTRO FARIA

Atualmente Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez seu curso secundário no Colégio Militar do Rio de Janeiro e graduação em Engenharia Civil na Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962). Obteve Mestrado e Doutorado (Ph.D.) em Física na Universidade de Montreal (Canadá, em 1970). Realizou e ainda realiza pesquisas em Física Nuclear e Atômica, tendo no momento o título de Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), além de acordos internacionais (CAPES-COFECUB, com a França e outros). Tem cerca de oitenta publicações em revistas de circulação internacional. Foi Diretor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 2006 a 2010. Na vela, participou de regatas em barcos como Percé (anos 1970), Traboule (anos 1980), Longueuil (anos 1985) e H3+ (anos 1990).

-------
Post relacionado no Blog:
FÍSICA DO BARCO A VELA - PALESTRA NO PROJETO GRAEL, POR NÉLSON VELHO DE CASTRO FARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.