quinta-feira, 7 de abril de 2022

CIDADE DAS ÁRVORES: Niterói recebe selo internacional por plantio e cuidado com suas árvores



Niterói plantou 8.000 árvores nas ruas da cidade desde 2013, renovando e melhorando a qualidade da arborização da cidade. Até 2024, mais 7.700 mudas serão plantadas.



Niterói tem uma das maiores proporções do território protegido por unidades de conservação: 56% do território municipal.


Niterói foi reconhecida, na última quarta-feira (06), pelo Programa Tree Cities Of The World, administrado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Arbor Day Foundation nos EUA. Trata-se de um selo concedido a cidades que são destaque a nível mundial no plantio e cuidado de suas árvores.

No total, 138 municípios de 21 países foram reconhecidos. Os municípios com o selo de "Cidade da Árvore do Mundo" são conectados em uma rede dedicada a compartilhar e adotar as abordagens mais bem-sucedidas para gerenciar árvores e florestas comunitárias. É um reconhecimento não só pela quantidade de árvores na cidade, mas também pelo planejamento, gestão e cuidado das "florestas urbanas".

A proteção e a gestão de florestas urbanas em Niterói já havia sido objeto de destaque pela FAO, quando nossa cidade e LIMA (Peru) foram as únicas citadas em publicação sobre as principais experiências no mundo.


Em nossa cidade, nos últimos anos, o Meio Ambiente deixou de ser uma política periférica para se tornar prioridade de governo. Passamos a ter 56% do nosso território como parques e outras áreas protegidas, investimos pesado em reflorestamento e o saneamento básico chega a 100% de abastecimento de água enquanto o tratamento de esgoto beira a universalização.

A arborização e as áreas verdes têm uma função fundamental na qualidade de vida e na amenização do microclima urbano. O Plano Diretor de Niterói previu que o planejamento urbano privilegiasse a proteção das áreas verdes, da arborização e que o conceito de Ilhas de Calor e outras questões climáticas também fossem considerados.

Implementamos o maior plantio urbano e reflorestamento da história de nossa cidade. Foram mais de 70 mil mudas plantadas nas encostas e outras áreas degradadas de Niterói desde 2013. A arborização urbana também está avançando. Só nos últimos dois anos, foram mais de oito mil mudas plantadas e a previsão é de mais oito mil novos plantios até 2024, sempre utilizado espécies nativas da Mata Atlântica, como Pau Brasil, Pau Ferro, Sibipiruna, Oiti, Aldrago, Ipê Branco, Ipê Amarelo, Ipê roxo, Ipê Rosa, Aroeira Pimenta, Araçá, Pitanga, entre outras.

O investimento, de R$ 6 milhões, em arborização urbana nos próximos anos faz parte de um pacote de mais de R$ 700 milhões que anunciei recentemente nos eixos Sustentabilidade, Clima e Resiliência do Plano Niterói 450 anos.

Este reconhecimento internacional é mais um impulso para Niterói seguir firme no caminho do desenvolvimento com sustentabilidade e justiça social. Como tenho dito, este é um caminho sem volta. Ou trilhamos o caminho da sustentabilidade ou não seguiremos caminho algum.

Axel Grael



----------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

FLORESTAS E AR CONDICIONADO? Florestas e sustentabilidade urbana para reduzir o crescimento de consumo de energia

Áreas verdes urbanas

CIDADES VERDES: As florestas protegidas nas cidades
PARQUES - Pequenas áreas verdes são importantes, mas cidades precisam de grandes parques
"POCKET PARKS" DE COPENHAGUE: um exemplo de sustentabilidade urbana
Estudo inédito apresenta valor econômico e social de unidades de conservação

Ilhas de Calor Urbano

ILHAS DE CALOR: Por que as árvores crescem mais rápido nas cidades do que no campo?
Entenda como as árvores ajudam a combater as ilhas de calor nas cidades
Calor, frescor e os ventos
Calor emitido por cidades pode alterar padrões climáticos
Texto do US EPA explica o que é uma Ilha de Calor Urbano
O efeito das ilhas de calor urbano
Ilhas de calor na capital paulista causam temporais
Terraço verde: uma solução para deixar a sua casa mais verde, mais agradável e com menos custos
Grandes cidades se rendem aos telhados verdes
Contra ilhas de calor, Stuttgart tem 60% de cobertura verde
‘Ilhas de calor’ na capital paulista causam temporais mais fortes do que no resto do estado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.