---------------------------------------------
Ilha da Menina, em Itaipu, terá vegetação nativa recuperada
Pesquisadores estudam usar técnica semelhante à que vem sendo empregada nas Ilhas Cagarras; local está tomado de capim-colonião
NITERÓI — A Ilha da Menina, também conhecida com Ilha da Filha ou Pitanga, em Itaipu, na Região Oceânica, terá seu ecossistema totalmente recuperado. A ilha é a menor e mais próxima da costa, no pequeno arquipélago de três ilhas junto à Enseada de Itaipu.Para a restaurar a vegetação original da ilha, serão introduzidas espécies nativas resistentes à seca e adaptadas àquele ecossistema. Hoje, o local está tomado por capim-colonião, uma espécie invasora.
Na sexta-feira passada, dia 8, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), acompanhados de um pesquisador do Departamento de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), especialista em revegetação e restauração ecológica, fizeram uma vistoria técnica na Ilha da Menina. Eles foram lá investigar as formações vegetais, o tipo de solo, a fauna, a possível presença de água doce e a profundidade em relação à topografia, entre outros aspectos.
Depois da visita, os técnicos e o pesquisador vão apresentar um diagnóstico da ilha. O objetivo é estudar a melhor forma de reconstituir aquele ecossistema, as técnicas que serão empregadas e as espécies da flora que mais se adequarão ao solo para devolver a biodiversidade ao local.
O pesquisador da PUC Richieri Antonio Sartori explica que o primeiro passo deve ser a retirada do capim-colonião, que pode ter sido levado para a ilha pelo vento ou por pássaros.
— Fizemos esse reconhecimento para avaliar a profundidade do solo e se ele é saudável ou não. O local está tomado pelo capim-colonião, que é uma espécie invasora. Para eliminá-lo, vamos fazer um experimento plantando mudas que façam sombra. É um projeto que vai durar alguns anos. Tentaremos utilizar inicialmente espécies nativas para aumentar a biodiversidade. Antes de ser degradada, acredito que a área tinha,provavelmente, 60 espécies arbóreas — estima o especialista.
De acordo com a secretaria, os especialistas avaliam a possibilidade de utilizar a mesma técnica que está sendo empregada nas Ilhas Cagarras, na Zona Sul do Rio, onde vem sendo feito o plantio manual das espécies após a retirada do capim invasor. Em março de 2021, o Monumento Natural das Ilhas Cagarras foi classificado como um Hope Spot (Ponto de Esperança). A certificação é dada pela Mission Blue, aliança internacional para conservação marinha liderada pela pesquisadora americana Sylvia Earle.
Depois de vistoriar a Ilha da Menina, os técnicos farão visitas às ilhas do Pai e da Mãe, que compõem o arquipélago. A recuperação deste ecossistema faz parte do Projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social da prefeitura, que começou em 2019 e recebeu R$ 2,9 milhões em investimentos financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo o prefeito Axel Grael, a restauração do meio ambiente terá impacto direto na vida dos moradores da cidade.
— Passamos a ter parques e outras áreas protegidas em 56% do nosso território como. A arborização e as áreas verdes têm uma função fundamental na qualidade de vida do niteroiense — afirma o prefeito.
----------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
A Filha ‘Careca’ de Itaipu será recuperada
NITERÓI MAIS VERDE: Projeto de R$ 2,9 milhões vai reflorestar ilhas da Região Oceânica de Niterói
CIDADE DAS ÁRVORES: Niterói recebe selo internacional por plantio e cuidado com suas árvores
NITERÓI E SEU POTENCIAL PARA O ECOTURISMO
FLORESTAS E AR CONDICIONADO? Florestas e sustentabilidade urbana para reduzir o crescimento de consumo de energia
PARQUES E CLIMA NO PLANEJAMENTO URBANO DE NITERÓI
Niterói Sustentável: cidade tem 123,2 metros quadrados de áreas verdes protegidas para cada niteroiense
Prefeitura de Niterói dá início à realização do Plano Municipal de Mata Atlântica
POLÍTICA DE ÁREAS VERDES DE NITERÓI É APRESENTADA EM EVENTO INTERNACIONAL NO PERU
PARQUES E ÁREAS VERDES: Niterói possui um dos maiores índices de áreas verdes/habitante
A NITERÓI QUE QUEREMOS: Prefeitura lança plano estratégico para os próximos 20 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.