quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

PRODUIS: Obras de macrodrenagem avançam na comunidade São José, no Fonseca



Obras de macrodrenagem em andamento.


PRODUIS: INFRAESTRUTURA, CIDADANIA E AUTOESTIMA

O Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (PRODUIS), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é uma das grandes iniciativas de investimentos estratégicos desenvolvidos atualmente pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG.

Além do PRODUIS, a SEPLAG também desenvolve o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO SUSTENTÁVEL), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF, além dos estudos de viabilidade para o Veículo Leve Sobre Trilhos - VLT de Niterói, desenvolvido com o apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento - AFD.

Os dois programas foram iniciados quando eu ainda era vice-prefeito de Niterói e quando foi criado pelo prefeito Rodrigo Neves, em 2013, o Escritório de Gestão de Projetos - EGP, que está sob a minha coordenação deste então. O EGP tem por objetivo captar recursos para a cidade de Niterói e gerenciar projetos estratégicos.

Dentre os mais importantes resultados do PRODUIS estão as obras de infraestrutura da região de São José (urbanização, contenção de encostas, drenagem e equipamentos sociais) e da Igrejinha do Caramujo (Complexo Esportivo do Caramujo e urbanização).



Obras de macrodrenagem em execução

Mapa das intervenções do PRODUIS nas comunidades de São José.

Solução alternativa para evitar a erosão superficial em áreas de encostas, utilizando o Capim-Vetiver.


Infraestrutura e Drenagem de São José

A região de São José era uma das mais carentes de infraestrutura na cidade e as obras trazem melhoramentos que transformarão a realidade local. As obras de infraestrutura e drenagem contam com um orçamento de R$ 44 milhões e envolvem as seguintes atividades:

- Infraestrutura para saneamento e drenagem;
- Contenção de Encostas;
- Pavimentação;
- Urbanização;
- Iluminação Pública;
- Equipamentos Comunitários;
- Serviços Sociais;
- Regularização Fundiária.

Obras sempre geram transtornos. A nossa determinação é dar toda a transparência e fazer com que as nossas intervenções gerem o mínimo de inconvenientes para a população. Além disso, que os impactos sociais durante a fase de obras sejam mitigados, como é o que estamos fazendo com relação ao transporte. As obras de São José serão entregues em 2020.

Niterói segue em frente cumprindo metas e superando desafios. Vamos em frente!

Axel Grael
Coordenador Geral do PRODUIS

Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói




-------------------------------------------------------


Obras de macrodrenagem avançam na comunidade São José, no Fonseca

As obras de urbanização e infraestrutura realizadas pela Prefeitura de Niterói na comunidade São José, Zona Norte, estão concentradas na implantação da rede de macrodrenagem da Rua São José. O projeto inclui obras de contenção de encostas, drenagem e pavimentação de vias, melhoria em escadas de acesso à comunidade, além de quadra poliesportiva, praça com academia da terceira idade e brinquedos para crianças e um anfiteatro. A previsão é que as intervenções sejam concluídas no segundo semestre de 2020.

“Estamos realizando um conjunto de obras nunca visto na região Norte da cidade. São intervenções que trazem mais qualidade de vida para os moradores, e também que salvam vidas, como é o caso das obras de contenção de encostas. Só foi possível tirar essas obras do papel graças a uma gestão comprometida, que tem planejamento. Vamos seguir em frente para que Niterói seja a melhor cidade para viver”, disse Rodrigo Neves.

O investimento do Município para este projeto na comunidade São José é de aproximadamente R$ 44 milhões. As obras, que tiveram início em abril deste ano, irão beneficiar cerca de 1.500 famílias que moram na região. Todo o projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (Produis), que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Para a execução dos trabalhos, a região foi dividida em 10 núcleos.

“Com aproximadamente 800 metros de extensão, galerias de 2mx2m estão sendo instaladas na via, que é uma das principais ligações entre o Fonseca, o Viçoso Jardim e o Caramujo”, explicou o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini. “A expectativa é que mais de 500 delas sejam instaladas no remanejamento das águas pluviais. A via ainda receberá novas calçadas e pavimentação”, completou o secretário.





---------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Obras de infraestrutura e urbanização de São José, no Fonseca, avançam e melhorias mudam o cenário local 
Alameda São Boaventura terá interdições no período noturno a partir de setembro   
PRODUIS: Visita às obras de infraestrutura de São José

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.