quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Parque da Água Escondida é apresentado em Consulta Pública



Consulta Pública para apresentação dos estudos da Prefeitura de Niterói para a criação do Parque Natural Municipal Águas Escondidas. O evento aconteceu no Auditório Dora Negreiros, no Parque das Águas.


Prefeitura de Niterói mostrou para a população a proposta de criação do novo parque

19/02/2019 – A Prefeitura de Niterói apresentou à população, na manhã desta terça-feira (19), a proposta de criação do Parque Natural Municipal da Água Escondida. Até o dia 15 de março, é possível enviar contribuições para o projeto pelo e-mail areasverdes.pmn@gmail.com. A previsão é de que o plano de recategorização da atual Área de Proteção Ambiental (APA) da Água Escondida seja encaminhada, ainda no primeiro semestre, para a Câmara Municipal de Niterói.

Com a criação do Parque, a região, que inclui áreas de importância histórica para a cidade, como o Morro do Boa Vista, vai ganhar infraestrutura, com demarcação de trilhas e centro de visitantes. O principal objetivo da recategorização é ampliar, nessa região, a proteção das nascentes, fragmentos florestais e patrimônio histórico do município. Para isso, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) desenvolveu um estudo técnico sobre o assunto, que já foi apresentado ao Conselho Municipal de Meio Ambiente de Niterói (COMAN) e continua disponível para consulta pública da população. Quem quiser ter acesso ao documento, pode enviar um e-mail para areasverdes.pmn@gmail.com ou consultar o site www.smarhs.niteroi.rj.gov.br/.

Com mais de 62 hectares, o Parque Natural Municipal da Água Escondida será a maior área protegida da parte central da cidade. A região abrange partes dos bairros de São Lourenço, Cubango, Fonseca, Fátima e Pé-Pequeno. Dentro do Parque estará a antiga Chácara do Vintém, implantada em 1837, formada por um aqueduto, caixas de depuração e canalizações. A criação do Parque prevê a reforma dessas históricas ruínas, além da criação de plano de manejo para toda a área, com supressão de vegetação exótica e invasora, proteção das nascentes e reflorestamento no Morro Boa Vista.

“Esse é um projeto que faz parte do programa Niterói Mais Verde, que vem buscando enquadrar áreas verdes da cidade na legislação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Nosso esforço principal é que cada área dessas seja muito bem definida sob sua finalidade e tipo de uso”, explica o secretário Executivo municipal, Axel Grael.

O secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Eurico Toledo, explica que o Parque já está previsto no orçamento da Prefeitura em 2019.

"O Parque Natural Municipal da Água Escondida pretende valorizar não somente a proteção ambiental, mas também resgatar a importância história do local. No mais, possui potencial para atividades relacionadas à pesquisa científica, proteção dos patrimônio arquitetônico e paisagístico, educação ambiental e fomento ao turismo, sempre integrado às necessidades das comunidades do entorno", detalha.


Fonte: Prefeitura de Niterói










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.