quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

As emissões dos celulares e das redes de comunicação





Um único celular não incomoda o planeta, mas os bilhões de celulares existentes aparecem no mapa das emissões. 

Cada aparelho contém metais raros cujo processo de mineração e purificação consome eletricidade. Para funcionar, estes aparelhos e a parafernália informática do mundo moderno, precisam estar conectados às antenas das células e a poderosos servidores e data centers que também consomem uma montanha de eletricidade. 

Cada vez mais os data centers e os processos de produção de chips e celulares se localizam na China. E a eletricidade chinesa, pelo menos por enquanto, consome muito carvão. 

Há 12 anos estimava-se que o conjunto desta obra emitia apenas 1% dos gases de efeito estufa de todo o mundo. Mas a projeção para 2020 é de que estas emissões cheguem a 3,5% do total global, mais do que as emissões brasileiras. Em 2040, se a China e a Índia não mudarem suas matrizes elétricas, as emissões de data centers e da produção de celulares representarão 14% das emissões globais e serão, de longe, a indústria mais poluente do mundo. 

A matéria do UOL diz que, “na próxima vez que pensar em poluição, esqueça o escapamento. Pense no seu celular.”

Boletim ClimaInfo, 28 de fevereiro de 2019.

Fonte: ClimaInfo










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.